RECURSOS EDUCATIVOS

Aqui poderás encontrar algumas propostas pedagógicas que te poderão interessar: histórias, contos infantis, vídeos, programas culturais, músicas, filmes, sugestões de atividades, obras literárias, jogos, teatro, entre outras.

Projeto “Porto Seguro”

 

No ano letivo de 2020/2021, os alunos do 4.º ano das escolas do 1.º ciclo do Agrupamento integrados no  Projeto Porto Seguro, orientados pelas docentes Filomena Correia, Cláudia Moreira, Maria Circuncisão Duro e Maria João Almeida, procederam à elaboração de um livro digital recorrendo à ferramenta digital “Story Jumper”, intitulado “Uma Aventura na Caravela Vera Cruz”.

De igual modo, os alunos do Projeto Porto Seguro, em articulação com o DAC do 3.º ano “O jardim da minha escola” elaboraram um livro digital através do recurso à ferramenta digital “Story Jumper” relativo ao tema “A árvore da escola”.

Disponbilizamos os links de acesso aos referidos livros digitais.

Imagem1.png
Imagem2.png

Link de acesso ao livro digital: "Uma Aventura na Caravela Vera Cruz":

https://www.storyjumper.com/book/read/110860932/60d9adcc4e730

 

Link de acesso ao livro digital: "A Árvore da Vida":

 

https://www.storyjumper.com/book/read/110470216/portoseguro

SINOPSE

Às vezes, quando gostamos muito, muito de alguém, queremos encontrar uma maneira de descrever como os nossos sentimentos são grandes. Mas como descobrem a Pequena Lebre Castanha e Grande Lebre Castanha, o amor não é coisa fácil de medir!

Guia de trabalho. A concretização de trabalhos de pesquisa

A concretização de trabalhos de pesquisa de informação contribui para a tua formação escolar, favorecendo o teu sucesso educativo. Apresentamos-te, em PDF, um documento em que te são apresentadas, de um modo sucinto, as etapas de concretização de trabalhos de pesquisa. 

pesquisa.png

Saber mais acerca de História

Plano de recuperação e consolidação das aprendizagens. Parceria entre a Biblioteca da Escola e a Secção de História

No âmbito do desenvolvimento do Plano de recuperação e de consolidação das aprendizagens, a Biblioteca da Escola e a Secção de História procederam à elaboração de recursos favoráveis ao desenvolvimento, nos alunos, de competências essenciais ao estudo da História.

Competência: a compreensão de um  documento escrito

 

Enquanto estudante de História, tens a possibilidade de ler e interpretar documentos diversos de diferentes épocas e espaços geográficos. De entre os diversos tipos de documentos disponibilizados no teu manual escolar, abordaremos no contexto da presente atividade o documento escrito.

De modo a que possas compreender um documento escrito é necessário recorrer ao conjunto de procedimentos em seguida apresentados:

1. Ler atentamente o documento.

2. Identificar o seu autor.

3. Localizar o documento no espaço e no tempo.

4. Elaborar uma síntese relativa ao seu conteúdo.

5. Saber avaliar a importância histórica do documento.

 

Apresentamos-te documentos essenciais à compreensão da Revolução Americana (programa de História do 8.º ano de escolaridade).

 

Documento A. A Declaração de Independência dos E.U.A. (1776).

 

“Assim sendo, Nós, representantes dos E.U.A., reunidos em Assembleia Geral, apelando para o juiz supremo do mundo pela retidão das nossas intenções, em nome e com a autoridade do nobre povo destas colónias, fazemos público e declaramos solenemente: que estas colónias unidas são e devem ser por direito, Estados livres e independentes; que ficam [separadas da autoridade da] Coroa britânica, e que qualquer vínculo entre elas e o Estado da Grã-Bretanha é e deve ser totalmente dissolvido; e que como Estados livres e independentes, dispõem de plenos poderes para declarar guerra, assinar a paz, contrair alianças, estabelecer comércio e praticar quaisquer atos e ações a que têm direito os Estados independentes. E em apoio desta declaração, plenos de uma firme confiança na proteção da divina providência, empenhamos mutuamente as nossas vidas, os nossos bens e a nossa sagrada honra”.

Documento B. Quadro alusivo à elaboração da Declaração de Independência dos E.U.A.. A imagem apresenta-nos, da esquerda para a direita, Benjamim Franklin, John Adams e Thomas Jefferson trabalhando na redação da Declaração de Independência Americana.

Imagem1.jpg

Beatrix Potter. A história do Pedrito Coelho

Helen Beatrix Potter (1866-1943) afirmou-se como uma das mais importantes autoras de histórias para crianças no contexto da literatura infantil inglesa do século XX. A sua primeira obra, intitulada "História do Pedrito Coelho", foi publicada em 1902. O conto tornou-se um fenómeno de popularidade, tendo sido traduzido em 36 línguas. Apresentamos-te um PowerPoint com a narrativa e as ilustrações originais, da autoria de Beatrix Potter.

Diapositivo1
Diapositivo1

press to zoom
Diapositivo2
Diapositivo2

press to zoom
Diapositivo24
Diapositivo24

press to zoom
Diapositivo1
Diapositivo1

press to zoom
1/24

Saber mais acerca de História

Competência: a compreensão de uma obra de arte (pintura)

A Arte é uma atividade cultural inerente a todas as sociedades humanas. Podemos definir Arte como uma atividade de natureza estética e comunicativa mediante a qual se exprimem ideias, emoções e, em geral, uma visão do mundo, através de recursos diversos. De entre o conjunto de artes por ti estudadas, há a destacar: a Arquitetura, a Escultura, a Pintura, o Cinema, o Teatro, a Ópera, a Música, a Dança e a Literatura. Atenta na descrição do processo de compreensão de uma obra de pintura.

 

A. A informação.

1. A identificação da obra. Identificar a informação disponibilizada na legenda da obra: autor, título, data, suporte, dimensões. 

2. O assunto da obra. Identificar o assunto da obra (representação de natureza religiosa, retrato, paisagem), sabendo analisar tal representação.

B. A análise dos elementos da obra.

1. A composição: Caracterizar o modo como os elementos presentes no quadro se organizam entre si, de modo a formarem um conjunto coerente de imagens.

2. O desenho. Identificar a função desempenhada na composição pelo desenho, caracterizando a sua espessura, forma e dinâmica.

3. As cores. Identificar as cores dominantes na obra, caracterizando o modo como se articulam.

4. A luz. Compreender o modo como a luz se integra na representação: qual a sua origem no contexto da composição? como se distribui no quadro? qual o seu efeito nas imagens representadas?

5. A técnica da pintura. Mencionar a técnica utilizada pelo autor: mancha larga, pontilhado, linear, esfumado, modelado…

6. A matéria. Identificar a matéria utilizada na elaboração da obra: óleo, acrílico, colagem, aguarela…

7. O suporte. Mencionar o suporte da pintura: papel, tela, madeira…

C. O comentário da obra.

A análise histórica da obra e a definição de um juízo crítico pessoal. O processo de compreensão de uma obra de pintura termina com a expressão de um comentário relacionado com a integração da pintura numa determinada corrente artística, sendo igualmente importante a expressão de ideias pessoais relacionadas com o significado da obra. 

sa.jpg

Quadro de Vincent van Gogh intitulado “Trabalhadores na estrada em Saint-Rémy” (1889).

Atividades , "Escola em Casa" propostas para o Pré-Escolar e o 1º CEB na plataforma do Classroom. (Clica nos links)

Sinopse

 

Reconto da história de um lobo, velhinho e esfomeado, que recebeu inesperadamente a visita de uma ovelhinha. Mal olhou para ela, começou logo a planear um belo ensopado de borrego. Mas a ovelhinha não queria ser o jantar do lobo. Na verdade, o que ela queria mesmo era... ser apenas amiga dele!

Sinopse

 

Era uma vez uma velhota, que morava numa casinha à beira da serra.
Quando queria visitar os netos, que moravam longe, tinha de dar uma grande volta, para não atravessar a serra, onde havia muitos lobos.
Mas um dia em que a velhota foi ver os netos, resolveu ir pela serra por ser mais perto. Que terá acontecido?

Corre, corre cabacinha é uma história tradicional portuguesa retomada por Alice Vieira.

 Sinopse

Esta é uma história contada na primeira pessoa, de uma filha que tem orgulho na mãe e do que ela está a fazer por todos no hospital onde trabalha, a tratar doentes de COVID-19, mas que já sente a sua falta, dos seus abraços, beijos e palavras carinhosas. 

Título: A minha mãe é médica e já tenho saudades dela
Coleção: Tudo vai ficar bem
Coordenação editorial: Miguel Correia
Texto: Susana Amorim e Miguel Correia
Direção de arte: Joana M. Gomes
Ilustração e paginação: Beatriz Braga

ISBN: 978-989-8937-14-8

Download gratuito (versão em PDF)

SINOPSE

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade destinados a leitura orientada.

Era uma vez um lobo, velhinho e esfomeado, que recebeu inesperadamente a visita de uma ovelhinha. Mal olhou para ela, começou logo a planear um belo ensopado de borrego. Mas a ovelhinha não queria ser o jantar do lobo. Na verdade, o que ela queria mesmo era... ser apenas amiga dele!

Em tempo de quarentena...

 

Visita virtualmente o Museu dos descobrimentos, situado junto à Alfândega no Porto e "viaja" pela rota dos descobrimentos dos portugueses que há cinco séculos partiram numa aventura à descoberta de um mundo desconhecido. 

 

 

O Pequeno Príncipe tem inspirado crianças e adultos ao longo do tempo.  Inspire-se você também com as frases mais lindas do Pequeno Príncipe.

Visita virtualmente o Museu Nacional dos Coches localizado em Belém, Lisboa e conhece a mais importante colecção, a nível mundial, de coches e carruagens reais do século XVI ao século XIX.  Encanta-te com a evolução técnica e artística dos meios de transporte e com a sua beleza e riqueza da história de Portugal.