

Novidades na coleção
A secção "Novidades na coleção" apresenta, com regularidade, livros que são integrados nas coleções das Bibliotecas Escolares do Agrupamento
Proposta de leitura: "Um urso chamado Paddington"
A obra “Um urso chamado Paddington”, da autoria de Michael Bond, desde a sua publicação no Reino Unido, em 1958, tornou-se um sucesso internacional. O pequeno urso protagonista da narrativa, emigrou do Peru para o Reino Unido, onde foi adotado pela família Brown. A presença do pequeno urso em casa desta família de acolhimento, alterou por completo a vida dos seus elementos. A obra, plena de encanto e ternura, contribui para consolidar, nos leitores, a aceitação dos valores intemporais da vida familiar.
Michael Bond (1926-2017), de origem britânica, afirmou-se como autor de literatura infantil e juvenil, através da publicação, em 1940, de um conto na revista “London Opinion”. A sua criatividade literária alcançou grande notoriedade, em 1958, com a publicação da obra “Um urso chamado Paddington”. A obra foi publicada em cerca de 40 línguas, tendo sido vendidos, desde então, mais de 35 milhões de exemplares.


Proposta de leitura: “Artur e o Avô”, da autoria de Wendy Meddour e Daniel Egnéus
Os autores Wendy Meddour e Daniel Egnéus, no seu livro “Artur e o Avô”, contam-nos a história do relacionamento entre Artur e o seu avô, que tiveram a oportunidade de se conhecerem de um modo intensivo e profundo, através do diálogo. Artur beneficiou dos saberes e da experiência de vida do seu avô. O avô contribuiu para a formação do seu neto, dando-lhe a conhecer realidades da vida que, para ele, eram de difícil compreensão: o amor e a perda.
Wendy Meddour nasceu e cresceu no País de Gales, numa pequena cidade junto ao mar. Depois de ter terminado os seus estudos superiores, tornou-se professora de literatura inglesa na Universidade de Oxford, enveredando, mais tarde, pela docência no domínio da Escrita criativa. O seu interesse pela escrita para crianças, tornou-a uma autora de grande projeção a nível internacional.
Daniel Egnéus nasceu na Suécia. A sua formação no domínio das Artes, levou-o a exprimir a sua criatividade no âmbito do desenvolvimento de projetos ligados ao design e ao teatro. Desde cedo, demonstrou interesse pela ilustração de livros infantis, facto que lhe permitiu participar na realização de projetos literários destinados a crianças.
Neste mês internacional das Bibliotecas escolares, a Rede de Bibliotecas escolares propõem o seguinte tema de reflexão: Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias.




Livro sugerido: “Depois da Chuva, vem o Arco-Íris!”, da autoria de Smriti Halls e David Litchfield
A obra “Depois da Chuva, vem o Arco-Íris!”, da autoria de Smriti Halls e David Litchfield, narra-nos um difícil percurso simbólico percorrido por uma menina e por uma raposa. Depois de vencerem as adversidades que as atormentam, as duas personagens alcançam uma terra de sonho onde podem realizar os seus anseios de paz e de equilíbrio com a Natureza.
Smriti Halls é uma autora de origem indiana que vive, na atualidade, no Reino Unido. Ao longo da sua carreira foi galardoada com prémios nacionais e internacionais pela qualidade das suas obras dirigidas a crianças.
David Litchfield é um ilustrador de livros para crianças, responsável pela edição de obras que encantaram leitores em todo o mundo, como “O Urso e o Piano” e “Luzes na Floresta”.
Apresentamos uma proposta de atividade relacionada com os conteúdos da obra “Depois da Chuva, vem o Arco-Íris!”.


Livro proposto: “A Alegria da Avó” da autoria de Corrinne Averiss e Isabelle Follath
O livro “A Alegria da Avó”, da autoria de Corrinne Averiss e Isabelle Follath, que o ilustrou, aborda a relação de afeto e entreajuda entre Nonó e a sua avó. Ante a tristeza da sua avó, Nonó quis ajudá-la a recuperar da situação depressiva em que se encontrava. Decidiu procurar alegria no parque que se situava junto à habitação da sua família, para oferecer à sua avó. Com utensílios encontrados na sua casa, Nonó tentou recolher alegria, tudo fazendo para guardar um pequeno cão, as gargalhadas de uma criança, bem como as bolhas coloridas que se formavam no lago do parque. Todas as suas tentativas foram infrutíferas. Nonó voltou a casa e conversou com a avó acerca da impossibilidade de lhe oferecer alegria. A avó sorriu, dizendo-lhe que a sua presença e ternura eram motivos suficientes para a tornarem feliz. No dia seguinte, Nonó e a avó foram passear para o parque, convivendo numa tarde de sol.
Corrinne Averiss nasceu no Reino Unido, em Worcestershire. Na sua infância, elaborou o seu primeiro livro, cuja personagem principal era um pequeno hamster. Formou-se em Literatura Inglesa na Universidade de St. Andrews e trabalhou na televisão britânica, na realização de programas para crianças. O seu interesse pela escrita levou-a a enveredar por uma carreira de autora de livros infantis.
Isabelle Follath é uma ilustradora de origem suíça, tendo nascido em Zurique. Trabalhou em domínios tão diversos com a publicidade e o mundo das revistas. No entanto, a sua motivação pessoal sempre se orientou para a ilustração de livros infantis.



Livro “Casa de Família”, da autoria de Sophie Blackall
A autora: Sophie Blackall é uma autora de livros para crianças, de origem australiana. Na atualidade, a autora vive nos EUA. Desde 2016, foi galardoada por diversas vezes por instituições que valorizam a qualidade da escrita e da ilustração de obras dirigidas a crianças. Trabalhou com a UNICEF em iniciativas relacionadas com a literacia e a saúde globais.
A obra “Casa de Família” fala-nos de uma casa de família situada no campo, na qual doze crianças nasceram e cresceram. A autora da obra apresenta-nos um percurso pelo tempo, pelo espaço da casa, bem como pelos aspetos mais significativos da vida quotidiana das crianças que aí habitaram ao longo de décadas.


Obra sugerida “As Quatro Estações – Vivaldi” da autoria de José Antonio Abad Varela e Emilio Urberuaga
A obra “As Quatro Estações – Vivaldi” foi elaborada no sentido divulgar as quatro peças de Antonio Vivaldi dedicadas ao Outono, Inverno, Primavera e Verão. Os seus autores criaram um texto literário ilustrado tendo por base o discurso musical da autoria de Antonio Vivaldi, compositor e violinista dos séculos XVII e XVIII.
O autor. José António Abad Varela nasceu na Corunha, Espanha, em 1940. A sua formação académica foi efetuada no domínio das ciências da educação. Desempenhou funções profissionais como psicólogo na Andaluzia. Entre 1992 e 2005, dirigiu na Corunha o Departamento de Programas de Divulgação de Música. Das suas obras dirigidas a crianças, há a destacar as obras “As Quatro Estações - Vivaldi” e “O bolero de Ravel”.
O ilustrador. Emilio Urberuaga nasceu em 1954 na cidade de Madrid. O seu percurso profissional fez com que, desde 1982, trabalhasse em diferentes domínios das artes plásticas. No entanto, o seu domínio de eleição é a ilustração de livros para crianças.
A intérprete musical. Sarah Chang é uma violinista de origem norte-americana, nascida em 1980 na cidade de Filadélfia. Ao longo da sua carreira, tocou com as mais destacadas orquestras do mundo da música clássica. Em 2007, a sua gravação da obra “A Quatro Estação” de Vivaldi foi muito elogiada no mundo da música.


Livro sugerido: “Bicicleta à Chuva” da autoria de Margarida Fonseca Santos
Margarida Fonseca Santos nasceu em Lisboa em 1960. A sua atividade profissional é multifacetada, sendo autora de livros dirigidos à crianças e adolescentes, professora, compositora e formadora no âmbito da escrita criativa. O início da sua atividade enquanto escritora teve início em 1993. Escreveu mais de uma centena de livros, estando muitos deles incluídos no Plano Nacional de Leitura.
A obra “Bicicleta à Chuva” aborda o problema do Bullying, sendo recomendada para apoio a projetos relacionados com a Educação para a Cidadania.


Obra sugerida “Contos da Mata dos Medos” da autoria de Álvaro Magalhães
Álvaro Magalhães é um autor português de livros para crianças e jovens. Nasceu em 1951 na cidade do Porto. O seu primeiro livro para crianças foi publicado em 1982 – “Histórias com Muitas Letras”. Ao longo da sua carreira, foram-lhe atribuídos vários prémios, sendo de destacar a atribuição, em 2002, do Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens e a nomeação para a Lista de Honra do IBBY (International Board For Young People).




