Novidades na coleção
A secção "Novidades na coleção" apresenta, com regularidade, livros que são integrados nas coleções das Bibliotecas Escolares do Agrupamento
Ano letivo de 2023 / 2024
Livro “Casa de Família”, da autoria de Sophie Blackall
A autora: Sophie Blackall é uma autora de livros para crianças, de origem australiana. Na atualidade, a autora vive nos EUA. Desde 2016, foi galardoada por diversas vezes por instituições que valorizam a qualidade da escrita e da ilustração de obras dirigidas a crianças. Trabalhou com a UNICEF em iniciativas relacionadas com a literacia e a saúde globais.
A obra “Casa de Família” fala-nos de uma casa de família situada no campo, na qual doze crianças nasceram e cresceram. A autora da obra apresenta-nos um percurso pelo tempo, pelo espaço da casa, bem como pelos aspetos mais significativos da vida quotidiana das crianças que aí habitaram ao longo de décadas.
Livro sugerido: “Invisível”, da autoria de Tom Percival
Tom Percival nasceu no Reino Unido, mais precisamente em South Shropshire. Durante a sua infância, demonstrou um grande interesse pela escrita e pela ilustração. Na atualidade, Tom Percival tem uma atividade artística multifacetada como escritor, ilustrador, produtor de vídeos e músico. Os seus livros para a infância tornaram-se um sucesso a nível mundial. De entre o conjunto de livros do autor publicados em Portugal, escolhemos a obra “Invisível”. Esta narra a história de Isabel, uma criança que, em consequência das dificuldades financeiras da família, muda de habitação, passando a viver com os seus pais e o seu cão de estimação, num prédio situado numa zona degradada da sua cidade. Aí, Isabel conhece um mundo de indiferença e de pobreza que a entristece. À medida que a sua tristeza de adensa, Isabel torna-se invisível. A sua invisibilidade revela-lhe um mundo novo de pessoas isoladas e tristes que precisam de ajuda. Isabel decide então fazer a diferença, empenhando-se em ajudar e unir todos aqueles que permanecem excluídos da comunidade.
Disponibilizamos o recurso educativo que serviu de base à realização de atividades por parte dos alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico, depois de terem efetuado a leitura e a compreensão da obra “Invisível” de Tom Percival.
Obra sugerida: “Encontrei-te” da autoria de Devon Holzwarth
O livro “Encontrei-te”, da autoria de Devon Holzwarth, conta-nos a história de Sami, uma criança tímida e solitária que ansiava por encontrar amigos. O encontro de Sami com a Caturrinha, um pequeno pássaro que vivia no parque da cidade, ajudou-o a reordenar a sua realidade de interação com aqueles que o rodeavam, tornando-o ativo no seu propósito de ajudar uma criança que, tal como ele, precisava de amigos.
Devon Holzwarth é uma autora de origem norte-americana, cujo talento enquanto ilustradora a projetou no mundo da edição de livros para crianças. A autora é natural da cidade de Washington, nos E.U.A., residindo, na atualidade, com a sua família, na Alemanha.
A obra que te sugerimos foi utilizada nas turmas do 2.º ano de escolaridade, no âmbito dos Projetos "Já Sei Ler" e "Turma sem Bullying, Turma sem Violência". Disponibilizamos as atividades realizadas pelos alunos.
Ano letivo de 2022 / 2023
Obra sugerida “As Quatro Estações – Vivaldi” da autoria de José Antonio Abad Varela e Emilio Urberuaga
A obra “As Quatro Estações – Vivaldi” foi elaborada no sentido divulgar as quatro peças de Antonio Vivaldi dedicadas ao Outono, Inverno, Primavera e Verão. Os seus autores criaram um texto literário ilustrado tendo por base o discurso musical da autoria de Antonio Vivaldi, compositor e violinista dos séculos XVII e XVIII.
O autor. José António Abad Varela nasceu na Corunha, Espanha, em 1940. A sua formação académica foi efetuada no domínio das ciências da educação. Desempenhou funções profissionais como psicólogo na Andaluzia. Entre 1992 e 2005, dirigiu na Corunha o Departamento de Programas de Divulgação de Música. Das suas obras dirigidas a crianças, há a destacar as obras “As Quatro Estações - Vivaldi” e “O bolero de Ravel”.
O ilustrador. Emilio Urberuaga nasceu em 1954 na cidade de Madrid. O seu percurso profissional fez com que, desde 1982, trabalhasse em diferentes domínios das artes plásticas. No entanto, o seu domínio de eleição é a ilustração de livros para crianças.
A intérprete musical. Sarah Chang é uma violinista de origem norte-americana, nascida em 1980 na cidade de Filadélfia. Ao longo da sua carreira, tocou com as mais destacadas orquestras do mundo da música clássica. Em 2007, a sua gravação da obra “A Quatro Estação” de Vivaldi foi muito elogiada no mundo da música.
Colocamos ao teu dispor uma proposta de atividade, definida no sentido de contribuir para uma melhor compreensão da obra apresentada e da peça musical “O inverno" de Antonio Vivaldi.
Livro sugerido: “Bicicleta à Chuva” da autoria de Margarida Fonseca Santos
Margarida Fonseca Santos nasceu em Lisboa em 1960. A sua atividade profissional é multifacetada, sendo autora de livros dirigidos à crianças e adolescentes, professora, compositora e formadora no âmbito da escrita criativa. O início da sua atividade enquanto escritora teve início em 1993. Escreveu mais de uma centena de livros, estando muitos deles incluídos no Plano Nacional de Leitura.
A obra “Bicicleta à Chuva” aborda o problema do Bullying, sendo recomendada para apoio a projetos relacionados com a Educação para a Cidadania.
Obra sugerida “Contos da Mata dos Medos” da autoria de Álvaro Magalhães
Álvaro Magalhães é um autor português de livros para crianças e jovens. Nasceu em 1951 na cidade do Porto. O seu primeiro livro para crianças foi publicado em 1982 – “Histórias com Muitas Letras”. Ao longo da sua carreira, foram-lhe atribuídos vários prémios, sendo de destacar a atribuição, em 2002, do Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens e a nomeação para a Lista de Honra do IBBY (International Board For Young People).
Livro sugerido: “O menino, a toupeira, a raposa e o cavalo” da autoria de Charlie Mackensy
Charlie Mackensy (11 de dezembro de 1962) deu início à sua carreira no domínio da ilustração e da pintura como cartoonista no jornal “The Spectator” e como ilustrador na “Oxford University Press”. O autor viveu em África e nos EUA, tendo aí dado continuidade à sua atividade artística. Atualmente, vive em Londres. A obra que o tornou famoso no mundo dos livros para a infância foi “O menino, a toupeira, a raposa e o cavalo”.