Ano letivo de 2021 / 2022

Obra sugerida: “O País das Laranjas” da autoria de Rosário Alçada Araújo

Rosário Alçada Araújo nasceu em Lisboa em 1973. Depois de ter obtido a licenciatura em Direito, rumou a Londres, onde concretizou um mestrado em Sociologia da Comunicação. Aí, deu início à sua atividade enquanto autora de literatura para crianças e jovens. Em 2002, regressou a Portugal tendo, desde então, enveredado por uma carreira de editora e escritora no domínio da literatura.

A obra sugerida narra a história de Martha e do seu irmão Pedro que, em 1949, chegaram a Portugal vindos da Áustria. Devido à destruição do país em consequência da 2.º Guerra Mundial, a vida da família de Martha e de Pedro tornou-se precária e marcada por grandes dificuldades. Por tais motivos, os dois irmãos foram enviados para Portugal, mais precisamente para a Covilhã ao abrigo de um programa internacional de ajuda humanitária, onde foram integrados numa família de acolhimento. A obra conta a experiência dos dois irmãos em Portugal antes de regressarem de novo à sua terra natal.
 

1540-1 (1).jpg
image.jpg

Livro sugerido: “As mantinhas do sono” da autoria de Manuela Mota Ribeiro com ilustrações de Raquel Pinheiro e música de Sofia Ribeiro. A obra foi revista pela médica neurologista Teresa Paiva

A obra “As mantinhas do sono” da autoria de Manuela Mota Ribeiro aborda a importância do sono para o bem-estar das crianças em particular e de todos nós em geral. O sono é um estado de repouso normal e periódico necessário à saúde de todos os seres humanos. A narrativa valoriza a importância do momento que precede o adormecimento durante o qual os pais podem conversar com as crianças contando-lhes uma história ou conversando acerca dos momentos mais significativos do dia. 

A autora Manuela Mota Ribeiro nasceu na cidade do Porto. Formou-se em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Dedicou a sua vida profissional à atividade médica e ao ensino universitário. Na condição de autora de livros para crianças, Manuela Mota Ribeiro publicou as seguintes obras: “Kiko, o dentinho de leite”; Jardim do arco-íris”; “Eu também sou Portugal”; “As palavras mágicas”; “As mantinhas do sono”; “Granadas castanhas no jardim dos cãezinhos”; “Frederico, o cinto de segurança”; “Girafritz aprende uma lição”; “O poder de uma boa ação”; “Piolhex no planeta Capiitis”; “Edmar, o passarinho albino”; “Serafim está sempre constipado”; “Rosinha, uma ursinha feliz”; “O Pancrinhas”.

OIP.jpg
GvdbYUORZi2UEnAlPa54_Manuela_Mota_Ribeiro_1280.jpg

Livro sugerido: “Do que mais gosto no Natal…” da autoria de Ellie Hattie com ilustrações de Tim Warnes

O livro “Do que mais gosto no Natal…” apresenta-nos uma alegre narrativa relacionada com o verdadeiro sentimento de Natal, tal como o compreende o pequeno Ursinho protagonista da história: o amor familiar. 
 

1540-1.jpg
90fc923-4.jpg

Obra sugerida: "As Aventuras de Pinóquio"

O livro sugerido conta-nos a história de um boneco de madeira que ansiava tornar-se um rapaz. A narrativa apresenta-nos as peripécias do seu processo de transformação e crescimento desde que foi criado por Gepeto a partir de um pedaço de madeira, até que se torna um rapaz bem comportado e feliz. No decorrer das suas aventuras, Pinóquio conhece, de entre um conjunto de surpreendentes personagens, a Raposa e o Gato, o Grilo-Falante e a Menina de cabelos azul-turquesa.

O autor, Carlo Collodi, nasceu em Florença em 1826. Em 1876, criou uma série infantil cuja personagem principal era Gianettino. No entanto, o seu sucesso foi alcançado em 1881 com a publicação numa revista do primeiro episódio de Pinóquio.

As imagens apresentam-nos a capa da obra "As Aventuras de Pinóquio" e o retrato de Carlo Collodi.

9789896413187.png
Carlo_Collodi.jpg

Livro sugerido: "A Lagarta" da autoria de Giovanna Mantegazza

A obra "A Lagarta" é uma obra dirigida aos alunos da Educação Pré-Escolar. A obra foi escrita por Giovanna Mantegazza e conta-nos a história de uma pequena lagarta que, na sua ânsia de se alimentar consumindo os mais diversos vegetais, sempre foi impedida por seres vivos que lhe colocaram as mais diversas limitações. No termo da história, a lagarta, depois de adormecer num casulo, transformou-se numa borboleta.

 

Imagem1.jpg
Imagem2.jpg
Imagem3.jpg

Ano letivo de 2020 / 2021

Livro sugerido: Histórias da Bíblia para Ler e Pensar, da autoria de Alice Vieira, com ilustrações de Carla Nazareth 

A obra inclui um conjunto de narrativas que recriam textos do Antigo Testamento da Bíblia. Assim, poderás ler "A história de Rute", "David e Golias", "Salomão, o Sábio", "A História de Ester", "Daniel na Cova dos Leões" e "Jonas e a Baleia". 

A autora, Alice Vieira, é uma das mais conceituadas escritoras portuguesas de literatura infantil e juvenil. Desde 1979, tem publicado com regularidade uma vasta obra na Editorial Caminho. A autora foi galardoada com prémios literários pela qualidade da sua obra, sendo de destacar, entre outros, o Prémio de Literatura Infantil Ano Internacional da Criança (1979) e o Grande Prémio Gulbenkian (1994).

historias_da_biblia.jpg
escrever_escritora_alice_vieira-640x350.

Livro sugerido: “Trinta por uma linha” da autoria de António Torrado, com ilustrações de Cristina Malaquias

 

António Torrado é considerado um dos mais significativos autores da literatura portuguesa da atualidade. Desde a década de 70 do século XX, António Torrado publicou uma extensa obra que integra textos de natureza poética, narrativa e dramática. Em 1979, foi galardoado com o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens.

A obra “Trinta por uma Linha” reúne 30 pequenos contos que valorizam, com humor, o imaginário as narrativas tradicionais portuguesas ligadas à infância.

500x.jpg
António Torrado.jpg

Histórias da Ajudaris

 

A Ajudaris é uma organização orientada para o exercício da solidariedade social. De entre o conjunto das suas iniciativas, destaca-se o projeto “Histórias da Ajudaris”. O projeto “Histórias da Ajudaris”, criado em 2009, é um dos projetos mais inovadores e emblemáticos da Ajudaris, promovendo a leitura, a escrita, a arte e a cidadania. As crianças participantes, com a orientação de professores e educadores solidários, elaboram histórias. Cada história conta com um ilustrador solidário. O resultado é um livro que contribuirá para ajudar crianças carenciadas. Apresentamos o livro “Histórias da Ajudaris 2020” cujas histórias e ilustrações estão ligadas ao tema “Animais”.

Disponibilizamos igualmente o link de acesso ao site da Ajudaris: Ajudaris | Pequenos Gestos, Grandes Corações

Rcbd29c16bc81f1bcc00e8443f11c9d2c.jpg
volume2.jpg

Livro recomendado: “Fábulas de Esopo”, adaptadas por Elli Woolard e ilustradas por Marta Altés

O livro “Fábulas de Esopo” apresenta-nos um conjunto de fábulas da Grécia Antiga elaboradas por Esopo. Este fabulista nasceu na Trácia (região do sudeste da Europa) no fim do século VII a.C. ou no início do século VI a.C.. Esopo foi o criador da fábula enquanto género literário. A sua obra inspirou autores como Fedro e La Fontaine.
Nesta obra, Elli Woolland reconta com ilustrações de Marta Altés, para o público infantil e juvenil, as seguintes fábulas de Esopo: “Os viajantes e o urso”; “A lebre a e tartaruga”; “O rapaz e o lobo”; “O burro com pele de leão”; “O cão e o seu reflexo”; “O babuíno e a raposa”; “O pavão e o grou”; “O rato da cidade e o rato do campo”.

Apresentamos, para além da imagem da capa do livro, um retrato de Esopo elaborado por Diego Velásquez, pintor espanhol dos séculos XVI e XVII.
 

transferir.jpg
Velázquez_-_Esopo_(Museo_del_Prado,_1639

Novidades

O separador Novidades apresenta com regularidade livros que são integrados nas coleções das Bibliotecas Escolares do Agrupamento