Describe your image.

Imagem1.png
Imagem2.png
Imagem3.png

Bem-vindo à página das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Santa Bárbara - Fânzeres

A página das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara - Fânzeres foi organizada de modo a disponibilizar à sua comunidade educativa informações atualizadas relacionadas com a ação educativa das Bibliotecas Escolares de Fânzeres, de Bela Vista e de Montezelo. Os conteúdos da página são organizados com a intenção de concederem a todos aqueles que apreciam a leitura, a escrita e o estudo, saberes e recursos que contribuam para uma mais completa formação pessoal, social e escolar.

O Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara - Fânzeres tem três escolas integradas na Rede de Bibliotecas Escolares: Escola Básica de Fânzeres (2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico), Escola Básica / Jardim de Infância de Bela Vista e Escola Básica / Jardim de Infância de Montezelo, das quais apresentamos imagens. 

Fânzeres.jpg
EB1belaVista.jpg
ebmontezelo.jpg

Apresentamos o link de acesso a um vídeo referente à Biblioteca escolar de Fânzeres.

Link: https://www.powtoon.com/s/fsSg2YgoJ8B/1/m

#Bibliotecas Escolares de Santa Bárbara - Fânzeres Regresso às aulas.jpg

Links úteis

Link  do catálogo concelhio das Bibliotecas Escolares de Gondomar:

http://opacgib.cm-gondomar.pt/OPAC/default.aspx?ContentAreaControl=NewSession.ascx

Link do site da Rede de Bibliotecas Escolares:

RBE (mec.pt)

Link do site do Plano Nacional de Leitura 2027:

http://www.pnl2027.gov.pt/np4/recursos?page=10

Horário de funcionamento das Bibliotecas escolares do Agrupamento

Em regime presencial, as Bibliotecas Escolares do Agrupamento  disponibilizam, diariamente, apoio e orientação a alunos e docentes no âmbito da concretização de atividades de pesquisa e de acesso a recursos educativos no seguinte horário:

. 2.ª a 6.ª feira. Turno da manhã: 8h15m / 12h 00m

. 2.ª a 6.ª feira. Turno da tarde: 13h 30m / 16h 45m

 

O contacto com os professores bibliotecários pode ser efetuado através dos seguintes meios: E-mail: bibliotecafanzeres@aefanzeres.pt; Telefone da escola-sede: 224854790

O contacto pode ser igualmente efetuado, mediante marcação, através de videoconferência.

Ano letivo de 2022 / 2023

Documentos estruturais das Bibliotecas escolares do Agrupamento

Disponibilizamos um conjunto de documentos de referência relativos à ação educativa da Biblioteca da Escola.

Documentos de referência a nível nacional: Programa Rede de Bibliotecas Escolares. Quadro estratégico 2021-2027; Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar; Referencial "Aprender com a Biblioteca Escolar".

Programa-Rede-de-Bibliotecas-Escolares-GI.webp
Banner_AESB_03.png

Ciência com a Biblioteca: A alimentação saudável

A comemoração do Dia Mundial da Alimentação, que ocorre no dia 16 de outubro, é efetuada no nosso Agrupamento todos os anos letivos com iniciativas pedagógicas que decorrem ao longo do referido mês. As Bibliotecas escolares do Agrupamento associaram-se a esta comemoração, tendo sido levadas a efeito atividades dirigidas aos alunos do 1.º ciclo (Escolas Básicas de Bela Vista e de Montezelo) e do 2.º ciclo (6.º ano de escolaridade) na Escola Básica de Santa Bárbara – Fânzeres. Os alunos que participaram na iniciativa tomaram conhecimento das regras fundamentais da alimentação saudável, leram uma síntese adaptada da obra “Serafim está sempre constipado” da autoria de Manuela Mota Ribeiro e elaboraram ementas saudáveis.
 

Diapositivo1
Diapositivo1

press to zoom
Diapositivo2
Diapositivo2

press to zoom
Diapositivo9
Diapositivo9

press to zoom
Diapositivo1
Diapositivo1

press to zoom
1/9
Serafim-Esta-Sempre-Constipado.jpg

VII Jornadas Pedagógicas TEIP 2022 / 2023

No nosso Agrupamento, nos últimos anos, temos feito coincidir o regresso às aulas com a celebração de pensar a educação. Assim, no passado dia 8, decorreram as “VII Jornadas Pedagógicas TEIP 2022 / 2023”, subordinadas ao tema “Juntos para Repensar, Transformar e inovar a Escola”. 
O Programa envolveu docentes e assistentes operacionais do Agrupamento numa dinâmica de trabalho orientada para a formação no contexto de um conjunto de temas ligados à reflexão e à construção de processos educativos inovadores capazes de transformarem a escola. Depois da cerimónia de abertura, que teve como anfitriã a Diretora do Agrupamento, Suzana Sistelo, contando com a presença do Presidente do Conselho Geral do Agrupamento, Jorge Nunes, da Presidente do Centro de Formação Júlio Resende, Graça Pires e da Coordenadora TEIP, Maria do Céu Moura, os participantes deslocaram-se para seis espaços da escola onde decorreram os seguintes workshops: “Cenários de inovação pedagógica – a aprendizagem cooperativa”, “Plano das Artes”, “Plano de Inovação – os desafios da inovação curricular”, “Avaliação pedagógica”, “Dificuldades de aprendizagem – leitura e escrita”, “Como gerir conflitos”. Os workshops foram orientados, respetivamente, pelos formadores Marco Bento (professor e investigador na Escola Superior de Educação de Coimbra), Joana Félix (Coordenadora intermunicipal Plano Nacional das Artes); Sónia Valente Rodrigues (Pró-reitora da UP-Inovação Pedagógica, Melhoria Contínua e Promoção da Língua Portuguesa), Anabela Sousa e Ana Coelho (Formadoras pelo CFJR - Projeto MAIA), Diana Alves (Professora auxiliar e psicóloga na FPCEUP), Diana Quitério e Patrícia Silva (Mediadora e Psicóloga do AESB, respetivamente). Após o termo das atividades de formação nos workshops, realizou-se uma sessão plenária, durante a qual foi efetuada a partilha dos trabalhos efetuados. A nossa consultora TEIP da FPCEUP, Professora Ariana Cosme, comentou os trabalhos apresentados no sentido de agregar os resultados das reflexões efetuadas num discurso coerente de reflexão acerca da realidade da educação na atualidade e da necessidade de serem concretizados projetos educativos centrados nos alunos, capazes de os formarem para a compreensão do mundo, o sucesso educativo e a inclusão na sociedade em que vivemos.

 

1.jpg
4.jpg
Jornadas TEIP 2223.jpg
3.jpg
7.jpg
Programa TEIP Jornadas.jpg

Ano letivo de 2021 / 2022

Encontro Regional Norte – Apps for Good

Um grupo de alunos da turma 7.º B (Joana Sousa, Bernardo Machado, Leonor Carvalho, Tiago Paiva e Maria Adelaide Azevedo), acompanhados pelos docentes Maria do Céu Moura e Carlos Polónia, participou, no dia 1 de julho de 2022, no Encontro Regional Norte – Apps for Good, que decorreu na Escola Básica Vallis Longus, em Valongo. De acordo com o regulamento da iniciativa, os referidos alunos, organizados em dois grupos de trabalho (“The Kings” e “Líderesonline”), apresentaram, na sala seis, aos elementos do júri aí presentes as soluções por si criadas, no âmbito da realização do Projeto “Uma App para o Bem” no contexto das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Português e TIC, ao longo do ano letivo. Os alunos elaboraram soluções ligadas à construção de protótipos de Apps destinadas a ajudarem os alunos que estudam a obra O Cavaleiro da Dinamarca, da autoria de Sophia de Mello Breyner Andresen, bem como todos aqueles que se interessam por literatura portuguesa. As referidas Apps, intituladas “Travelling with CD” e Travelling with the Knight”, abordam conteúdos tão diversos como a vida e obra da autora, o itinerário do Cavaleiro da Dinamarca, personagens históricas presentes na obra e jogos didáticos. Os cartazes relativos às Apps da turma 7.º B foram expostos no pavilhão gimnodesportivo da Escola Vallis Longus, em Valongo. O fim do evento ocorreu no Auditório Municipal de Valongo. Aí, contando com a presença do Secretário de Estado da Educação, Dr. António Leite e do Presidente da Câmara de Valongo, Dr. José Manuel Ribeiro, os organizadores da iniciativa divulgaram as equipas selecionadas para participarem no Encontro Nacional Apps for Good, que terá lugar em Lisboa, em setembro.        
 

Clube Ciência Viva - Cerimónia de entrega de prémios

Durante o mês de junho de 2022, decorreram na Biblioteca da Escola da Escola Básica de Santa Bárbara – Fânzeres, cerimónias de entrega de prémios aos alunos das turmas dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico que mais se destacaram nas iniciativas promovidas pela Clube Ciência Viva: “Fábulas – O que nos ensinam os animais?”; “Quadros e Esculturas Naturais” e “O Poder do Vidro”.
 

“Mostra Pedagógica das Bibliotecas Escolares do Concelho de Gondomar”

Na semana de 6 a 8 de junho de 2022, decorreu na Biblioteca Municipal de Gondomar e no Auditório Municipal de Gondomar a iniciativa “Mostra Pedagógica das Bibliotecas Escolares Concelhias”. O programa da iniciativa foi o seguinte:
Dias 6 a 8 de junho de 2022: Exposição de trabalhos relativos ao tema “José Saramago. 100 anos: 1922-2022”. Na exposição participaram as Escolas Básicas de Bela Vista e Alvarinha, com trabalhos alusivos à obra "A Maior Flor do Mundo" de José Saramago.
Dia 6 de junho: José Saramago – Leituras encenadas”. A iniciativa contou com a participação de alunos da turma 9.ºF que apresentaram textos extraídos da obra "Pequenas Memórias" da autoria de José Saramago".
Dia 8 de junho – Ação de formação: “José Saramago – Uma nova escrita, uma nova forma de ler!”
 

Clássicos em Rede – Olimpíadas da Cultura Clássica

No dia 8 de junho de 2022, decorreu na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com transmissão em streaming através do canal Youtube da Rede de Bibliotecas Escolares, a festa final da edição 2021 / 2022 das Olimpíadas da Cultura Clássica. Nesta edição, foram galardoados dois trabalhos efetuados pelos alunos da escola Básica de Santa Bárbara – Fânzeres, apresentados a concurso no âmbito da modalidade Desafios de Artes / Multimédia. 
Desenho. Escalão A. 
1.º prémio: “A fuga de Ícaro”. Trabalho: A fuga de Ícaro  
Autores: Guilherme Ramos; Rafael Faria; Tomás Barbosa (6.ºano)

Instalação / Escultura. Escalão A.
Menção honrosa. “A queda de Ícaro”
Autores: Carolina Sequeira, n. º4; Marisa Silva, n. º16; Rafael Santos, n. º20. Turma 6.ºA. 

Guilherme_Ramos_Rafael_Faria_Tomás_Barbosa_1.jpg
Carolina_Marisa_Rafael_1.jpg

Ação educativa "Concurso Quadros e Esculturas Naturais"

O Clube "Ciência Viva", em colaboração com as Bibliotecas escolares e os Departamentos curriculares do Agrupamento, promoveu a iniciativa "Concurso Quadros e Esculturas Naturais". Os trabalhos elaborados pelos alunos das turmas de Educação Pré-Escolar e do 1.º ciclo do Agrupamento foram organizados e apresentados à comunidade escolar numa exposição patente no Pavilhão A da Escola Básica de Santa Bárbara - Fânzeres. 

Semana da Leitura 

"Ler sempre...Ler em qualquer lugar"

Durante a semana de 7 a 11 de março de 2022, decorre a Semana da Leitura, organizada de acordo com o lema "Ler sempre...Ler em qualquer lugar". Apresentamos o plano de trabalho a ser cumprido no Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara - Fânzeres.

PADDE_semana_leitura.jpg
Semana da Leitura Ler sempre... Ler em qualquer lugar.'.jpg

Documentos: disponibilizamos os dois documentos de referência relativos à ação educativa PADDE "Semana da Leitura - Ler mais...Ler em qualquer lugar".

Banner_AESB_03.png

Semana da Leitura - "Ler com Manuela Mota Ribeiro e Maria Berbicachos"
Nos dias 9 e 11 de março de 2022, os Jardins de Infância e as Escolas Básicas do 1º CEB do Agrupamento receberam as autoras Manuela Mota Ribeiro e Maria Berbicachos, tendo as autoras apresentado aos alunos presencialmente e via online obras da sua autoria.Esta ação educativa realizou-se no âmbito da Semana da Leitura e do Projeto de leitura "Re[Ler] com a Biblioteca", promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares.

IMG_20220311_105002.jpg

Semana da Leitura - "Leituras ao telefone"

Durante a Semana da Leitura, decorre nas Escolas de Educação Pré-Escolar e do 1.º ciclo do Agrupamento a ação educativa "Leituras ao telefone". Disponibilizamos o cronograma das leituras e duas gravações áudio de leituras efetuadas.

Imagem1.jpg
1.º ciclo. Se eu fosse...Leituras ao telefone.
00:00 / 03:51
1.º ciclo. Leitura em Língua InglesaLeituras ao telefone
00:00 / 03:31

Semana da Leitura - "Grandes textos em poucas palavras"

Durante a Semana da leitura, alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico efetuaram gravações vídeo de textos literários.

Semana da Leitura

“Ler e refletir: postais ilustrados sobre nós e a Natureza”

Durante a Semana da Leitura, os alunos das turmas dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico do Agrupamento leram e compreenderam nas aulas da disciplina de Português, a obra "A Árvore Generosa" da autoria de Shel Silverstein. Tendo em consideração a proposta de trabalho efetuada pelas docentes que dinamizaram a atividade, os alunos elaboraram bilhetes-postais abordando o tema da defesa da Natureza. Apresentamos postais elaborados no contexto da atividade. 

Concurso Nacional de Leitura

Nos dias 3 e 8 de março de 2022, decorre o Concurso Nacional de leitura - fase municipal. Os organizadores da iniciativa tomaram a decisão de homenagear o escritor José Saramago, no centenário do seu nascimento. 

CARTAZ VERSÃO FINAL.jpg

Fazer em Rede

Dia Mundial da Leitura em Voz Alta - “Histórias da Ajudaris em Voz Alta”

O Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara – Fânzeres participou, através da mediação da Biblioteca da Escola, na iniciativa da Ajudaris intitulada “História da Ajudaris e Voz Alta”. No âmbito da referida iniciativa, os alunos participantes gravaram vídeos lendo histórias da Ajudaris. Estes vídeos foram enviados para a Ajudaris. No dia 1 de fevereiro de 2022, no Dia Mundial da Leitura em Voz Alta”, os vídeos apresentados por todos os participantes na iniciativa foram divulgados no Facebook da Ajudaris. 
Publicamos dois vídeos elaborados por alunas da Escola Básica de Montezelo. 

Ciência com a Biblioteca - Fazer em Rede

Durante os meses de outubro e novembro de 2021, decorreu a ação educativa “Ciência com a Biblioteca”, ligada ao tema “Vamos conhecer os alimentos”. A atividade envolveu os alunos da Educação Pré-Escolar e dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico qu concretizaram atividades diversas relacionadas com a alimentação saudável. 

Ação educativa: "Vamos conhecer os alimentos". Vídeo de apresentação das atividades concretizadas.

1.º Ciclo do Ensino Básico. Apresentamos o trabalho elaborado por alunos da Escola Básica de Montezelo.

IMG_20211025_084037.jpg

2.º ciclo do Ensino Básico. Apresentamos o PowerPoint divulgado nas turmas do 6.º ano de escolaridade, bem como dois infográficos elaborados no âmbito da atividade e referentes a planos alimentares estabelecidos por alunos das turmas 6.ºD e 6.ºE. 

Diapositivo1
Diapositivo1

press to zoom
Diapositivo2
Diapositivo2

press to zoom
Diapositivo14
Diapositivo14

press to zoom
Diapositivo1
Diapositivo1

press to zoom
1/14
Imagem1.png
Imagem2.png

                     Concurso para o Logótipo das Bibliotecas Escolares do Agrupamento


No dia 27 de setembro de 2021, pelas 16 horas, decorreu no espaço da Biblioteca da Escola a cerimónia de entrega ao aluno Tomás Ribeiro, do certificado e do prémio correspondentes ao 1.º lugar obtido pelo trabalho elaborado pelo aluno no Concurso para o Logótipo das Bibliotecas Escolares do Agrupamento.

IMG_20210927_160227.jpg
Imagem1.png