top of page
estante de livros

Festa de Finalistas de 9º ano - um misto de emoção, alegria e muita animação

Este ano, 96 alunos do 9º ano despediram-se do nosso Agrupamento, durante um jantar convívio, na Quinta da Igreja de Fânzeres, no dia 14 de junho.
Há muitos anos que festejamos a despedida dos nossos finalistas e fazemo-lo sempre com a convicção de que enquanto estiveram connosco, tudo fizemos para que saiam desta escola melhores pessoas.
Nesta festa, há sempre um misto de emoção, alegria e muita animação. 
Alunos e professores conviveram em harmonia e ambiente descontraído aproveitando-se a ocasião para proceder à entrega de Diplomas aos alunos que se distinguiram em diferentes áreas. 
A Associação de Pais e alunos da Escola de Sta. Bárbara associou-se ao evento, estando presente para proceder à distribuição de uma medalha comemorativa da sua passagem pela escola e de uma mensagem de incentivo.
Aproveitou-se ainda a ocasião para desejar a todos estes alunos um futuro promissor e lembrá-los que, nesta escola, haverá sempre alguém de braços abertos para os receber com alegria e muita amizade.

 

Peddy paper da francofonia

No decorrer da semana de 30 de maio e 2 de junho de 2022, decorreu na escola o peddy paper da francofonia. O percurso pedagógico efetuado pelos alunos das diversas turmas do 3.º ciclo do Ensino Básico da escola incluiu um conjunto de atividades diversificadas relacionadas com a cultura francesa. A Biblioteca da Escola fez parte do referido circuito. Os grupos de alunos que alcançaram as mais elevadas pontuações foram os seguintes:

8ºC: Ariana Teixeira; Catarina Silva; Mariana Costa.

9ºE: Diana Barbosa; Joana Oliveira; Mara Almeida; Mariangel Sanchez

Disponibilizamos o link de acesso ao blogue do Clube de Francês.

frança.jpg
20220602_090537.jpg

Imprevistos da Leitura – Obra literária “Os Piratas” da autoria de Manuel António Pina

No âmbito da concretização da ação educativa “Imprevistos da Leitura”, as turmas do 6.º ano de escolaridade efetuaram a leitura da obra “Os piratas” da autoria de Manuel António Pina. Na sequência das atividades de compreensão da obra efetuadas em contexto da sala de aula, as docentes de Português responsáveis pela implementação do projeto selecionaram duas cenas da obra, tendo um grupo de alunos das turmas 6.ºA e 6.ºB efetuado a leitura encenada das referidas cenas dramáticas. Na Biblioteca da Escola, o referido conjunto de alunos gravou a leitura dramatizada das mencionadas cenas.
 

Os_Piratas_cena_4Turmas_6.ºA_6.ºB
00:00 / 03:27
Os_Piratas_cena_5Turmas_6.ºA_6.ºB
00:00 / 01:46

Imprevistos da Leitura – Obra literária “O Príncipe Nabo” da autoria de Ilse Losa

No âmbito da concretização da ação educativa “Imprevistos da Leitura”, os alunos das turmas do 5.º ano de escolaridade da escola procederam à leitura e compreensão da obra “O Príncipe Nabo” da autoria de Ilse Losa. As docentes responsáveis pela dinamização do projeto, em conjunto com os alunos da turma 5.ºB, elaboraram o tabuleiro, as questões e o regulamento de um jogo referente à obra “O Príncipe Nabo”. Os mencionados alunos da turma 5.ºB concretizaram na Biblioteca da Escola o jogo “O Príncipe Nabo” de Ilse Losa. 
 

Ação Educativa: “Escola 21/23: Ler com mais livros: Projetos de leitura”
A leitura como domínio transversal ao currículo
Beatriz Pinto e Jéssica Morais do 9ºA promoveram o livro, a leitura e falaram de Bullying aos colegas de 6º ano


No âmbito da promoção da leitura e do desenvolvimento de diferentes literacias, a Beatriz Pinto e a Jéssica Morais, alunas do 9ºA, trabalharam a leitura como domínio transversal ao currículo, especificamente com a área curricular de Cidadania e Desenvolvimento (CD), articulando com a sua professora de português (simultaneamente, coordenadora CD) e todas as turmas de 6º ano.
Apostar no desenvolvimento de competências leitoras, fomentar o gosto pela leitura e contribuir para a consciência cívica dos alunos (futuros cidadãos ativos) foram os objetivos desta iniciativa que levou estas duas alunas, entre os dias 18 e 25 de maio, a todas as salas dos 6º anos para apresentarem os seus projetos de leitura que abordavam o “Bullying” como ação central da narrativa. Desta forma, associou-se o prazer da leitura ao prazer de viver em paz e num clima saudável como deve ser o de uma escola.
As alunas dinamizaram as sessões, junto dos seus colegas mais novos, centrando a sua ação na promoção da leitura, com vista ao desenvolvimento de uma atitude cívica e interventiva. Assim, através de uma apresentação em PPT e vídeos que prepararam a partir das leituras realizadas, pretenderam sensibilizar os seus pequenos colegas para algumas temáticas de cidadania, designadamente, segurança, bem-estar, media. No final de cada sessão, distribuíram um marcador de página, pensado e criado por elas.
A Beatriz e a Jéssica foram mentoras “por um dia”, transmitiram muito bem a mensagem que desejavam, de tal maneira que alguns dos seus pequenos colegas ficaram entusiasmados e foram requisitar os livros à biblioteca, outros ficaram muito agradados com esta ajuda das colegas de 9º ano, tendo colaborado de forma muito positiva durante os debates.
Pela pertinência das temáticas, “Bullying e Ciberbullying, cada vez mais atuais e "urgentes", cremos que esta iniciativa foi, sem dúvida, um catalisador de mudanças e sobretudo uma experiência inesquecível para as alunas que a vivenciaram com entusiasmo, dedicação e empenho.  

PL 9ºA_1.jpg
PL 9ºA.jpg
PL 9ºA_2.jpg
image.png

O mochila.com.net marcou presença no 1º Encontro Nacional de Jovens Jornalistas


No passado dia 27 de abril, o Mochila.com.net participou, juntamente com mais de 100 alunos de dezenas de escolas de todo o país, no primeiro Encontro Nacional de Jovens Jornalistas, em Lisboa. A iniciativa partiu do jornal escolar EçaNews, com o apoio da DGE e do PÚBLICO.
Os professores responsáveis pelo nosso jornal online mochila.com.net e dois alunos, a Joana e o Bernardo do 7º B, deslocaram-se à Escola Secundária Eça de Queirós, em Lisboa, para receberem formação com o intuito de enriquecerem o nosso jornal. Temos a certeza de que os nossos pequenos jornalistas ficaram muito inspirados, pois para além de assistirem a uma sessão plenária, durante a qual tiveram oportunidade de contactar com vários jornais escolares do país, tiveram também a oportunidade de participarem em workshops orientados por jornalistas.
A Joana, a propósito da sua participação referiu: “No Encontro Nacional de Jovens Jornalistas, aprendi muitas coisas sobre o que os jornalistas fazem. Aprendi que existem vários tipos de jornalismo e também uma técnica muito útil para quando tiver dúvidas ao escrever uma notícia: é só pensar que estamos a contar a alguém o que se passou. Com o que aprendi neste encontro, espero ajudar o nosso mochila.com.net a ter muito sucesso”
O Bernardo disse “Eu juntamente com a minha colega Joana fomos selecionados para ir ao Encontro Nacional de Jovens Jornalistas que decorreu na Escola Secundária Eça de Queirós. Nessa mesmo encontro, aprendemos muito sobre os vários tipos de jornalismo o que nos vai ajudar muito a evoluir para trabalharmos no jornal da nossa escola.” 
Foi, efetivamente, um dia muito cansativo, mas feitas as contas, a balança ficou equilibrada entre o cansaço e o enriquecimento de que todos beneficiámos e que terá como principal beneficiário o nosso jornal escolar mochila.com.net o qual deverá chegar a todos que o queiram ler.

Encontro_Nacional_Jovens_jornalistas_4 (2).jpg
Encontro_nacional_Jovens_jornalistas_2.jpg
Encontro_Nacional_Jovens_jornalistas_3.jpg

Cientificamente provável
Parceria com o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde
A prevenção do cancro

A Escola Básica de Santa Bárbara – Fânzeres participou no Programa de ação educativa da responsabilidade da Rede de Bibliotecas Escolares intitulado “Cientificamente Provável”, tendo sido efetuada uma parceria com o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde. No dia 26 de abril de 2022, o Dr. Nuno Ribeiro, na condição de Embaixador de Ciência, dinamizou nas turmas 7.ºA, 7.ºB e 7.ºC, a atividade “Prevenir, evitar ou ignorar: o que podemos fazer quanto ao cancro?”. 
Apresentamos uma imagem do edifício do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde e um infográfico com as principais recomendações dadas aos alunos no que se refere à prevenção do cancro.  

 

Imagem1.jpg
Cientificamente provável.jpg

Imprevistos da Leitura

Obra "Ulisses" da autoria de Maria Alberta Menéres

No âmbito da implementação do Projeto "Imprevistos da Leitura", durante os meses de fevereiro e março de 2022, os alunos das turmas do 6.º ano de escolaridade, efetuaram a leitura e interpretação da obra "Ulisses" da autoria de Maria Alberta Menéres. No contexto do referido processo de aprendizagem, os alunos procederam à elaboração de textos de natureza criativa relativos à viagem de Ulisses no Mar Egeu, tendo sido redigidas páginas do diário da embarcação em que Ulisses e os seus companheiros regressaram a Ítaca, de pois de terem participado na conquista da cidade de Tróia.

Em pleno oceano, 24-12


Depois de meses e meses de guerra, cá estou eu navegando no oceano grande e perigoso a caminho de casa. Estou sentado no chão do barco e todo o meu corpo dói. Os meus olhos estão pesados e cansados. Estou demasiado cansado!
Só quero agradecer aos deuses por finalmente me permitirem que regresse a casa. As saudades apertam. Como estará o meu filho, Telémaco? Será que se lembra de mim? E o que se passará em minha casa e no meu reino? Como estará o meu povo?
Choro de saudade e de solidão. As lágrimas correm pelo meu rosto e sei que não é essa a atitude que se espera de um herói. Mas sou humano.
Alturas houve em que me apeteceu desistir… morrer no mar… Mas os meus homens dependiam de mim e não era isso que eu pretendia deixar na memória do meu povo.
Agora rezo aos deuses para que me deixem chegar a Ítaca… Já falta tão pouco.

 

Amélia, 6º A
 

Iris_Ribeiro_6.ºD.jpg

Trabalho efetuado por Íris Ribeiro da turma 6.ºD

Imprevistos da leitura

Conto “A Viúva e o Papagaio” da autoria de Virgínia Woolf.


Durante os meses de fevereiro e março de 2022, os alunos das turmas do 5.º ano de escolaridade procederam à leitura e compreensão da obra "A Viúva e o papagaio" da autoria de Virgínia Woolf. No contexto do referido processo de aprendizagem, os alunos, organizados em grupos de trabalho, procederam à construção em origami de Cocas / Quantos-queres, utilizando papel, cartão fino, cartolina. Em seguida, elaboraram 8 perguntas para registar no Cocas, tendo fotografado os objetos entretanto construídos. Depois de elaborados os objetos lúdicos, os alunos jogaram em contexto de sala de aula o jogo "Cocas - Quantos queres". Apresentamos trabalhos efetuados por alunos da turma 5.ºB. 

Cerimónia de entrega de prémios: “Clássicos em Rede – Olimpíadas da Cultura Clássica”

No dia 15 de fevereiro de 2022, decorreu na Biblioteca da Escola, a cerimónia de entrega de diplomas e de prémios aos alunos que, no ano letivo de 2020 / 2021 foram galardoados no âmbito da iniciativa “Clássicos em Rede – Olimpíadas da Cultura Clássica”: 6.ºA – Leonardo Couto (n. º10) e Leonardo Rocha (n. º11); 6.ºB – Gonçalo Ribeiro (n. º4) e Iago Silva (n. º7); 7.ºC – Rafael Ribeiro (n.º15), Ricardo Castro (n.º18) e Tiago Fonseca (n.º21). A entrega dos certificados e dos prémios aos alunos foi efetuada pela professora Suzana Sistelo, Diretora do Agrupamento. 

IMG_20220215_100328.jpg

Comemoração do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Na disciplina de História foi lançado aos alunos das 6 turmas do nono ano um desafio: escrever, desenhar ou pesquisar sobre o Holocausto. O dia 27 de janeiro não pode ser esquecido: dia internacional em memória das vítimas do Holocausto. 
Alguns dos livros sobre a temática existentes na biblioteca da escola foram mostrados em sala de aula para servirem de inspiração. 
Para além dos trabalhos entregues foi importante a reflexão intensa em torno do assunto. Nunca se sabe se a História pode repetir-se e por isso é melhor ficar bem atento para que a barbárie não se volte a repetir.

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Assinala-se hoje, dia vinte e sete de janeiro de dois mil e vinte e dois, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. 
Holocausto foi o genocídio em massa de cerca de seis milhões de pessoas. 
Que tipo de pessoas eram atacadas? 
Do ponto de vista de Hitler, as pessoas atacadas eram os “diferentes”, mas quem eram os diferentes? Pessoas de uma etnia diferente, de religião diferente que não possuíssem olhos azuis e cabelo loiro (ideal da dita raça ariana), ou até mesmo quem tinha todos estes traços físicos, mas era debilitado / considerado inferior. 
Infelizmente, imensas pessoas morreram devido a este tipo de movimentos nazis.
É necessário relembrar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, para que não se repita a Barbárie e para que as pessoas que defendem o nazismo percebam as suas implicações. 
Este período na História humana foi desumano e é necessário que ele não se repita.

Luana Olsen - 9.ºB
 

O Diário de Anne Frank

O Diário de Anne Frank foi escrito entre 12 de junho de 1942 e 1 de agosto de 1944. Anne dirige-se à sua querida Kitty, uma amiga imaginária, para contar o quotidiano da sua vida e o período de reclusão no esconderijo, o diário constituiu um comovente testemunho desse tempo de terror e perseguição. Relata os conflitos de uma adolescente judia e a tensão em viver escondida dos nazis sobrevivendo com a comida armazenada, a ajuda recebida de amigos, o sofrimento da guerra, os bombardeamentos que aterrorizavam a família e a possibilidade de o “anexo secreto” ser descoberto e serem mortos a tiro. É muito importante lembrar o Holocausto para que nunca mais se repita!
Mateus Ferreira - 9.ºF