Ano letivo de 2021 / 2022

Ação educativa "A Biblioteca e os Média"

Obra literária: "Vamos Amar a Terra" da autoria de Julian Lennon e Bart Davis

No dia 23 de maio de 2022, foi concretizada na Biblioteca da Escola Básica de Montezelo, a atividade “A Biblioteca e os Média – Vamos Amar a Terra”. Os alunos da turma 1.ºE da escola participaram na referida atividade ligada à exploração do e-book “Vamos Amar a Terra” da autoria de Julian Lennon e Bart Davis. Os alunos conheceram o modo de acesso à Biblioteca digital da escola através da utilização dos tablets da biblioteca. Em seguida, os alunos visionaram um PowerPoint relativo à obra “Vamos Amar a Terra” da autoria de Julian Lennon. No sentido de compreenderem os seus conteúdos, os alunos concretizaram uma ficha de trabalho, tendo elaborado mensagens ilustradas relativas à necessidade de ser protegida a vida na Terra.  

Imagem1.jpg
Imagem3.jpg
Imagem2.jpg

MIÚDOS A VOTOS

É uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares e da VISÃO Júnior, que promove simultaneamente leitura e cidadania. Os alunos são chamados a elegerem os livros que mais gostaram de ler, num projeto que lhes permite perceber para que serve e porquê se organiza um processo eleitoral. Os alunos dos 2º, 3º e 4º anos de escolaridade organizaram-se por grupos e em cada escola, de Montezelo e Bela Vista, fizeram uma campanha eleitoral recorrendo a cartazes, panfletos, comícios nos recreios, debates, tendo sido eleito a obra literária Gravity Fall's - Diário 3 do autor Alex Hirsch.

Ação educativa “Biblioteca e os Média”
Obra literária: “A Rosinha, o Mar e os Sonhos” da autoria de Rosário Alçada Araújo

No dia 17 de fevereiro de 2022, concretizou-se na Escola Básica de Montezelo a ação educativa “A Biblioteca e os Média”. Os alunos da turma do 3.º ano de escolaridade da escola acederam ao e-book disponível nos tablets da Biblioteca da Escola intitulado “A Rosinha, o Mar e os Sonhos” da autoria de Rosário Alçada Araújo. No sentido de compreenderem a obra, os alunos visionaram um PowerPoint com uma síntese ilustrada da narrativa. Em seguida, concretizaram uma ficha de trabalho relacionada com a obra tendo, no seu termo, apresentado através de pequenos textos ilustrados, os seus sonhos no que se refere ao desempenho de uma profissão. Apresentamos o PowerPoint visionado pelos alunos, bem como imagens de trabalhos elaborados pelos alunos da turma. 
 

Miúdos a Votos
No âmbito do Projeto Miúdos a Votos, promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares e pela revista Visão Júnior, os alunos do 4º ano Turma B, em plena campanha eleitoral por um livro, escolheram a obra literária de José Saramago, A Maior Flor do Mundo, e, organizados em grupos, escolheram valiosos argumentos para convencer as outras turmas, através de textos ilustrados que espalharam pelas paredes da escola, a votarem neste livro.

 

273858794_5179634865382476_1497913125285143083_n.jpg

Atividade: “A Biblioteca e os Média”

No dia 29 de novembro de 2021, decorreu na Escola Básica de Montezelo a atividade “A Biblioteca e os Média”, dirigida aos alunos do 2.º ano de escolaridade. A atividade teve início através da apresentação aos alunos do modo de acesso aos e-books disponíveis na estante virtual dos tablets da Biblioteca da Escola. Em seguida, os alunos da turma procederem à leitura e compreensão de um texto adaptado do e-book “Sonhos de Natal” da autoria de António Mota com ilustrações de Júlio Vanzeler. Em concordância, os alunos visionaram um PowerPoint ilustrado, referente ao desenvolvimento narrativo. Por fim, os alunos elaboraram uma carta dirigida ao Pai Natal. 
 

Diapositivo1
Diapositivo1

press to zoom
Diapositivo5
Diapositivo5

press to zoom
Diapositivo15
Diapositivo15

press to zoom
Diapositivo1
Diapositivo1

press to zoom
1/12

A Arca de Não É (Adaptação da obra de Miguel Neto)

A partir da obra literária "A Arca de Não É", os alunos da turma do 2º ano C criaram e ilustraram animais imaginários a partir de animais reais. Brincaram com as palavras  descrevendo a inesperada bicharada desenvolvendo técnicas manuais, a criatividade, a linguagem, o pensamento e a imaginação.

No âmbito da leitura dedicada à Educação Literária foi lançado o desafio aos alunos do 2º ano B de escreverem um livro, através da plataforma Storyjumper, dando continuidade ao excerto da obra, "Estranhões e Bizarrocos  e Outros Seres Sem Exemplo", incluído no manual escolar.
Clica no link.

https://www.storyjumper.com/go/tuzsbdbygfbn
 

Dia Mundial das Crianças nas EB1 do Agrupamento

Livro-Objeto

No âmbito da comemoração do Dia Internacional do Livro Infantil, o JI da Bela Vista aderiu à iniciativa promovida pelo Plano Nacional de Leitura, envolvendo as crianças na construção de um Livro-Objeto a partir de duas lengalengas.

Imprevistos de Leitura (EB Montezelo)

Os alunos do 2º ano, turma D da EB de Montezelo aceitaram o desafio lançado pela Direção-Geral da Educação (DGE), pelo Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), pelo Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), pela Direção-Geral de Administração Escolar (DGAE) tendo realizado de forma colaborativa o reconto de uma história, a partir de uma adaptação da História da Carochinha, denominada "A Carochinha Amiga do Ambiente" em formato áudio digital.

A Carochinha Amiga do Ambiente (1)
00:00 / 03:12

Imprevistos de Leitura (EB Bela Vista)

Os alunos do 2º ano, turma B, da EB da Bela Vista aceitaram o desafio lançado pela Direção-Geral da Educação (DGE), pelo Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), pelo Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), pela Direção-Geral de Administração Escolar (DGAE) tendo produzido de forma colaborativa uma história original denominada, "A Máquina" em formato áudio digital. 

A máquina
00:00 / 03:15

Semana Concelhia da Leitura 
Leituras ao Telefone
2020-21

A ação educativa "Leituras ao Telefone" mobilizou, ao longo de três dias, todos os grupos/turmas da educação Pré-Escolar e do 1º CEB do Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara, tendo conseguido envolver a comunidade educativa, através da leitura de um conjunto  diversificado de textos literários, em português e em inglês, que os alunos  leram a quem telefonava. Os registos que aqui se apresentam são alguns exemplos da demonstração do empenho , da envolvência e da mobilização de todos os participantes.

Pré-Escolar

gatoxadrez1 (1).jpg

Os textos são o resultado de uma adaptação da obra literária, "Era uma vez um Gato Xadrez"   da autora Bia Villela

leituras telef.3.jpg
leitura telef.6.jpg

1º Ciclo do Ensino Básico

Leituras Telef..jpg
leituras telef.2.jpg
leiturastelef5.jpg
leiturastelef7.jpg
Leituras Telef4.jpg

Semana da Leitura 2020-21

No âmbito das atividades da Semana da Leitura, durante o período de confinamento, os alunos do 2º Ano, Turma D da EB de Montezelo "deram asas" à imaginação introduzindo em frascos de vidro materiais cheios de significado emocional que expressaram em textos criativos. A leitura da obra literária, "O Frasco de Juna" da autora Jane Bahk esteve na origem desta atividade.

 

O Urso e a Casa dos Livros

A partir da apresentação e leitura da obra literária, "O Urso e a Casa dos Livros do autor Poppy Bishop, os alunos do 1º C e do 2º D da EB de Montezelo foram levados a refletir sobre o que para cada um significa "ler" e sobre a importortância da leitura. Curiosamente, algumas respostas dadas pelos alunos enquadram-se nas definições explicitadas por diferentes dicionários, relacionando a leitura com o "falar os textos"; "a água que vou beber todos os dias para atraír conhecimento"; "uma nova habilidade","imaginação".

Estas expressões foram organizadas numa árvore e colocadas num placar da sala de aula e, tal como a semente da árvore germinou, também a leitura irá "germinar" novos conhecimentos e aprendizagens.

Os alunos do 2º D resumiram, ainda, a história "O Urso e a Casa dos Livros" e construiram um livro que posteriormente irão apresentar aos colegas do Jardim de Infancia.

Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama

30 de outubro

 

 

 

 

 

 

As escolas do 1º CEB que integram o Agrupamento 

de Escolas de Santa Bárbara associaram-se ao

Movimento "Onda Rosa" e à Liga Portuguesa Contra o

Cancro. Com a colaboração dos docentes, não docentes, 

alunos e seus familiares colocaram uma faixa cor

de rosa à entrada das escolas. Assinalalaram, deste modo,

a data de 30 de outubro, dia em que se comemora o

Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama 

sensibilizando a comunidade educativa para importância

da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.

"Mergulhe na Onda Rosa" foi o slogan utilizado para

mobilizar a comunidade para esta causa. A colocação das faixas

foi acompanhada pela entoação de uma melodia, amiga

do ouvido,  pelos alunos das respetivas escolas.

Lá vamos todos na Onda Rosa

Poderosa, corajosa!

Lá vamos todos na Onda Rosa

E a Onda Rosa Triunfará!

A Onda Rosa há de triunfar (3x)

E Todas as Mulheres vão o cancro derrotar!

onda rosa2.jpg
onda rosa.jpg
Chuva de Palavras.png

"Chuva de Palavras"

(A partir da palavra Biblioteca)

Após a leitura e exploração oral da obra, "O Urso e a Casa dos Livros" de Poppy Bishop e Alison Edgson, os alunos das turmas dos 3º B e 4º C criaram uma "chuva de palavras", a partir da palavra Biblioteca (área vocabular), aqui evidenciadas, através do recurso digital WordArt e do Mocho. 

Bem-Vindos à Biblioteca da Bela Vista

Primeiro dia de aulas na Escola da Bela Vista

 

No primeiro dia de aulas os alunos do 4º ano encarregaram-se de fazer o acolhimento aos alunos do 1º ano. O dia foi preenchido com atividades educativas muito divertidas, algumas das quais realizadas na biblioteca, nomeadamente, um teatro de fantoches, a partir da história “A Fada Oriana” de Sophia de Melo Breyner Andresen, realizado pelos alunos do 4º B e a leitura da história “Meninos de Todas as Cores” de Luísa Ducla Soares, pela professora bibliotecária, que contou com a colaboração dos alunos do 4º C na sua dramatização. O registo gráfico desta história ficou a cargo dos alunos das duas turmas do 1º ano que assim contribuíram para a decoração de um dos placares da escola.

Primeiro dia de aulas. Bela Vista.jpg
1.º_dia_de_aulas_._Bela_Vista.jpg
1.º_dia_de_aulas._Bela_Vista.jpg

Contributo para a valorização da figura do professor

Nos primeiros dias do mês de outubro que antecederam a comemoração do dia do professor, os alunos do 1º CEB da escola da Bela Vista, com a ajuda da professora bibliotecária, muito gentilmente, quiseram agraciar cada um dos seus professores, através de singelas e sentidas palavras num criador de arte em nuvem de palavras on-line. Em jeito de reconhecimento, os seus professores quiseram dar visibilidade ao trabalho realizado expondo-o numa das paredes da escola. 

contibuto.jpg

Dia Nacional do Não Fumador

 

O Dia Mundial do Não Fumador foi comemorado na Bela Vista, articulando a aprendizagem na sala,  metendo PES na Horta.  Nesta semana desenvolvemos o tema: “Mandar o cigarro à «fava», semear favas na horta”, sensibilizámos para os malefícios do tabaco e para a necessidade de, cada dia-a-dia ser um dia promotor da saúde.

 

Investigámos sobre os malefícios do tabaco, as motivações para fumar e as razões para o deixar de fazer, trocando o cinzento do cigarro pela verde fava. Vimos filmes, documentários, realizámos palestras e cartazes. Lemos e fizemos poesia, «casando» o cigarro, a cigarra e a fava.

 

Com a vontade de mandar o cigarro à «fava», saímos para o espaço envolvente da escola. No largo da feira, entoámos canções e slogans temáticos e foi uma limpeza de «beatas», sensibilizando, quem apareceu, para o imperativo de dizer: “Não à beata no chão! Por favor Não!” ou, “Se quer ter um mundo com cor, não fume, por favor!”.

 

Nesta semana do Não Fumador, para ser apreciada por toda a comunidade, demos destaque, logo à entrada da escola, a uma exposição temática que espelha a nossa preocupação, mas também o nosso trabalho para fazermos parte da solução.

 

E assim, na Bela Vista, todos juntos, reafirmámos a vontade de pintar o nosso ambiente com mais cor e, juntos, fomos à Horta semear o faval pois sabemos que “aqui a gaivota não come beata!”

dia fumador.jpg
fumador. 2.jpg
dia_do_não_fumador.3.jpg

Noite de Natal” de Sophia de Mello B. Andresen - Pré-Escolar 

 

No âmbito das comemorações do centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, as crianças do JI da Bela Vista ouviram na biblioteca a história, “Noite de Natal”, registaram graficamente a sequência da história e quiseram expor o resultado do seu trabalho.

“Noite de Natal” de Sophia de Mello Breyner Andresen - 1º CEB

 

Após a audição de uma parte da obra de Sophia de Melo B. Andresen, “Noite de Natal”, foi proposto aos alunos que criassem um final para a história. Empenhadamente, todos deram asas à sua imaginação e, dias depois, todos tiveram a oportunidade de ler as suas criações literárias. No final das leituras ouviram a última parte da obra e cada um dos alunos comparou uma com a outra versão.

BELA VISTA 1. Noite Natal.jpg
Noite Natal. 1.º ciclo.2.jpg
Noite Natal. 1.º ciclo.jpg

Leitura em Vai e Vem

 

Todas as sextas-feiras, acompanhadas pelos respetivos sacos que transportam livros, as crianças do Jardim de Infância da Bela Vista vêm à biblioteca fazer requisição de livros.

Leitura. Vai e vem.jpg
Leitura Vai e Vem. 2.jpg

Dia Escolar da Não Violência e da Paz

 

No âmbito do Dia Escolar da Não Violência e da Paz, a EB da Bela Vista quis enaltecer esta efeméride através de um programa de atividades durante a manhã do dia 30 de janeiro.

O encontro com a autora, Manuela Mota Ribeiro foi o ponto alto do programa, tendo-nos brindado com a apresentação do seu livro, “Girafritz aprende uma lição” e, através do seu conteúdo foram explorados temas importantes para a saúde mental, emocional e social das crianças.

O cronograma da iniciativa foi o seguinte:

10 horas e 30 minutos: Acolhimento da escritora. Apresentação da dramatização relativa à obra "Os Animais Estavam Zangados" pelos alunos do 2.º ano (turmas B e C).

11 horas: Entrevista à escritora Manuela Mota Ribeiro por uma aluna do 4.ºC.

11 horas e 45 minutos: Apresentação da obra "Girafritz aprende uma lição", pela escritora Manuela Mota Ribeiro.

12 horas: Sessão de autógrafos.

Dia não violência.jpg
girafritz.jpg

Dia da Língua Portuguesa

 

No âmbito das comemorações do Dia da Língua Portuguesa pelos, vais conhecer ou recordar a poesia "A Avó do Menino", da escritora Brasileira, Cecília Meireles,