top of page
Brinquedos educativos

Ações educativas. Educação Pré-Escolar. 1º Ciclo

Ano letivo de 2023 / 2024

A Biblioteca e os Media: “A vida e a obra de Hans Christian Andersen”

A atividade “A Biblioteca e os Media” tem por objetivo promover a literacia mediática como instrumento de ação pedagógica capaz de garantir o gosto pela leitura, sendo dirigida aos alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico. Para o presente ano letivo, foi escolhido domínio temático: “A vida e obra de Hans Christian Andersen”. Os alunos que participaram na atividade, tomaram conhecimento do modo como podem aceder a informações relevantes acerca de Hans Christian Andersen na Internet, no sentido de conhecerem, com rigor, aspetos fundamentais da sua vida e da projeção da sua obra na atualidade. Na sequência da atividade, os alunos tiveram a oportunidade de ler e compreender o conto de Hans Christian Andersen, intitulado “A Polegarzinha”.  Apresentamos um conjunto de ilustrações efetuadas por alunos da turma 4.ºC da Escola Básica de Montezelo relacionadas com as personagens do conto “A Polegarzinha”. 
 

Margarida Teixeira Lucas no Agrupamento: Literatura e Solidariedade Social

A autora Margarida Teixeira Lucas, nos dias 12, 17 e 19 de abril e 3 de maio, realizou nas Escolas Básicas / Jardins de Infância de Bela Vista, Montezelo e Alvarinha, Santa Bárbara e Santa Eulália, ações educativas destinadas a apresentarem aos alunos do Agrupamento a sua obra “Dusukun Belebeleba e o Colar da Afeição”. Nas sessões de apresentação da sua obra, a autora contou aos alunos a história de Dusukun Belebeleba, dialogando com eles acerca que dos factos que marcam o desenvolvimento da narrativa. Aos alunos foram igualmente apresentadas as ilustrações que integram a obra. 
Pelo facto de os direitos autorais da obra estarem destinados a ajudar a Associação Helpo, Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, que tem como objetivo prestar apoio a populações vulneráveis em Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau, a autora apresentou aos alunos e aos professores presentes nas sessões por si dinamizadas, um vídeo que em si documenta a realidade do serviço de apoio prestado nas áreas ligadas à Educação, Nutrição e Saúde Materno-Infantil, pelos elementos da Associação Helpo, em Moçambique. 

Semana da Leitura: Leituras ao Telefone

Durante a semana de 18 a 22 de março, decorreu nos jardins de infância e escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico do Agrupamento, a ação educativa “Semana da Leitura: Leituras ao Telefone”, durante a qual os pais e encarregados de educação dos alunos da Educação Pré-Escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico, tiveram a oportunidade de estabelecer contacto telefónico com os estabelecimentos educativos do Agrupamento, nos dias e horas divulgados pelos responsáveis pela iniciativa, no sentido de ouvirem leituras efetuadas pelos seus educandos, relacionadas com a comemoração dos 50 anos da revolução de 25 de abril de 1974. 
No dia 19 de março, das 14h às 17h, a ação educativa decorreu a nível concelhio, no sentido de todos aqueles que demonstraram interesse em participar no seu desenvolvimento, tivessem a oportunidade de efetuar telefonemas para as escolas envolvidas no projeto, tendo por referência o conjunto de números de telefone divulgados no site da Câmara Municipal de Gondomar, através de um cartaz. 

Leituras ao telefone (2).jpg

Miúdos a Votos em movimento

Nas Escolas Básicas de Bela Vista e de Montezelo, o projeto “Miúdos a Votos” alcançou a etapa final do seu desenvolvimento. No dia 6 de março, decorreram nas referidas escolas as campanhas eleitorais relativas aos livros selecionados pelas equipas de alunos das turmas dos 3.º e 4.º anos de escolaridade. As campanhas eleitorais foram especialmente animadas, pelo facto de os grupos de trabalho constituídos, terem apresentado os seus livros preferidos com empenho e criatividade, no sentido de esclarecerem os colegas acerca dos seus conteúdos. 
Nos dias 11 e 12 de março, foram efetuadas as votações, de acordo com as regras estabelecidas no regulamento do projeto. Os alunos das mencionadas escolas acorreram às urnas de voto instaladas nas Bibliotecas escolares, com espírito cívico, de modo a participarem na escolha dos livros por si considerados dignos de eleição. Na Escola Básica de Bela Vista, os resultados foram os seguintes: 1.º lugar: “As Aventuras de Pinóquio” de Carlo Collodi; 2.º lugar: “O Tesouro” de Manuel António Pina; 3.º lugar: “O Principezinho” de Antoine de Sant-Exupéry. Na Escola Básica de Montezelo, os resultados foram os seguintes: 1.º lugar: “O Tubarão na Banheira” de David Machado; 2.º lugar: “Não abras este livro nunca” de Andy Lee; 3.º lugar: “O Tesouro” de Manuel António Pina; 4.º lugar: “O Principezinho” de Antoine de Saint-Exupéry; 5.º lugar: “O Lápis mágico de Malala” de Malala Yousafzai. 

Miúdos_votos_4.jpg
Miúdos_votos.jpg

Lenços de amor na celebração do Dia dos Afetos

A nível internacional, o dia 14 de fevereiro é dedicado à celebração dos afetos. O objetivo da iniciativa, a nível escolar, é contribuir para a realização de ações educativas que contribuam para a interiorização, na consciência individual dos alunos, de valores de humanidade que contribuam para a felicidade individual e coletiva, bem como para a resolução de problemas ligados à solidão e ao isolamento que afetam, no nosso país e no mundo, milhões de pessoas.
Nas Escola Básicas e nos Jardins de Infância de Bela Vista, de Montezelo e de Santa Bárbara, o dia dos afetos foi comemorado através da elaboração, pelos alunos, de lenços de amor, com frases e ilustrações alusivas ao tema “Nós e os Afetos”. 
Apresentamos trabalhos efetuados pelos alunos das Escolas de Bela Vista e de Montezelo.

 

Bela_Vista_Dia_afetos_2.jpg
Montezelo_lenços_amor.jpg

A alegria do Carnaval nas Escolas Básicas e nos Jardins de Infância do Agrupamento

No dia 9 de fevereiro de 2024, comemorou-se o Carnaval nas Escolas Básicas e Jardins de Infância do Agrupamento. 
Na Escola Básica / Jardim de Infância de Bela Vista, os alunos vestiram-se com trajes especiais, no sentido de interpretarem as personagens históricas e literárias dos seus sonhos. O objetivo foi concederem alegria e pompa à celebração do Carnaval. Pelo facto de não ter sido possível a realização do tradicional desfile de Carnaval pelas ruas situadas na proximidade da escola de Bela Vista, em consequência das condições climatéricas adversas, a sua comemoração foi efetuada no espaço escolar polivalente. Os alunos, organizados por turmas, tiveram a oportunidade de desfilar, dançar e cantar, ouvindo canções tradicionais da época de Carnaval. 
Na Escola Básica / Jardim de Infância de Montezelo, foi organizado um desfile de Carnaval, no qual participaram alunos de todas as turmas da escola. Acompanhados pelos seus professores, os alunos apresentaram os trajes por si escolhidos, num ambiente de festa e convívio. 

 

Educação para a Paz

No dia 30 de janeiro de 2024, comemorou-se o Dia escolar da não violência e da paz. O seu objetivo é contribuir para a formação dos alunos no âmbito da defesa da paz e do conjunto de valores que lhe estão associados, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência.
Na Escola Básica / Jardim de Infância de Bela Vista, bem como no Jardim de Infância de Santa Bárbara, foram dinamizadas iniciativas destinadas a formarem os alunos no contexto do ideal de paz. Nas turmas envolvidas, foi realizada a ação educativa “Teia da Amizade”, com o intuito de ser promovida a reflexão acerca da importância da paz e do bom relacionamento. Os alunos que participaram na atividade, efetuaram cartazes alusivos ao tema abordados, exprimindo os seus sentimentos e ideias, relativamente á importância da paz para o equilíbrio da vida em comunidade.  

 

Bela_Vista_Dia_paz_não_violência.jpg
Bela_Vista_Dia_paz_não_violência..jpg

[Re]ler com a Biblioteca da escola

Nas escolas do 1.º ciclo do Agrupamento, a realização do projeto “[Re]ler com a Biblioteca da Escola” está relacionada com as atividades inerentes à implementação de Domínios de Autonomia Curricular, que implicam a utilização de recursos da Biblioteca, nomeadamente obras selecionadas de acordo com os domínios temáticos abordados. Na Escola Básica de Montezelo, a obra da autoria de José Jorge Letria, intitulada “Portugal para Miúdos”, contribuiu para a compreensão do contexto histórico de histórias tradicionais do nosso país. Os alunos da turma 4.ºC dramatizaram episódios da vida do rei D. Dinis e da sua esposa a rainha Santa Isabel, tendo sido abordada, neste contexto, a lenda das rosas. 

IMG_20240105_115945.jpg
IMG_20240105_120429.jpg

Projeto “Rita e a Floresta dos Legumes” no Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara

A obra “Rita e a Floresta dos Legumes” é um projeto concebido pela Betweien, em colaboração com a cantora e compositora Rita Redshoes. O referido projeto integra uma outra obra intitulada “Rita e a Aventura feliz”. O principal objetivo do projeto, dirigido aos alunos da educação Pré-Escolar e do 1.º ciclo, é incentivar a adoção de práticas alimentares e estilo de vida saudáveis. 
No dia 10 de janeiro de 2024, a autoria Rita Redshoes e a atriz Hélia Martins, efetuaram no Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara, um conjunto de apresentações dirigidas aos alunos das Escolas Básicas e jardins de Infância de Montezelo, Bela Vista, S
anta Eulália e Alvarinha, no âmbito das quais a história da obra foi narrada aos alunos, tendo sido igualmente apresentadas canções ligadas aos conteúdos da obra.  

Rita_redshoes.jpg

Espetáculo Especial de Natal na Escola Básica / Jardim de Infância de Bela Vista
Canções tradicionais portuguesas apresentadas pela Companhia de Teatro “Cativar”

Este ano letivo, o programa de comemoração do Natal na Escola Básica de Bela Vista, contou com uma novidade: um espetáculo musical, dinamizado pela “Cativar – Teatro para a Infância”. No espetáculo, realizado no dia 5 de dezembro de 2023, pelas 10h 30m, participaram todos os alunos da Educação Pré-Escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico da escola, bem como do Jardim de Infância de Santa Bárbara. A Companhia de Teatro “Cativar” apresentou à escola um espetáculo musical de grande qualidade, intitulado “As cantigas da Carolina”. Os alunos, docentes, educadoras e assistentes operacionais presentes no espaço polivalente da escola, puderam ouvir canções tradicionais portuguesas, bem como canções especificamente ligadas ao Natal. Para além de estar inserida no programa de comemoração do Natal da escola, a iniciativa integra-se no âmbito temático do Domínio de Autonomia Curricular “Histórias tradicionais de Portugal e do Mundo”, implementado em todas as turmas do 1.º ciclo do Ensino Básico da escola/agrupamento. 

20231205_104324.jpg

Projeto Saltimbanco na Escola Básica / Jardim de Infância de Montezelo, encanta crianças e adultos com “O Pássaro da Alma” e “O Principezinho”

A associação artística Etecetera apresentou na Escola Básica / Jardim de Infância de Montezelo, durante o mês de dezembro, no âmbito do Projeto Saltimbanco, duas peças de teatro dirigidas aos alunos da Educação Pré-Escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico. Assim, aos alunos das turmas da Educação Pré-Escolar, foi apresentada a peça intitulada “O Pássaro da Alma”, baseada no livro de Michal Snunit. No que se refere aos alunos das turmas do 1.º ciclo, foi apresentada a peça “O Principezinho”, baseada no livro com o mesmo nome, da autoria de Antoine de Saint-Exupéry.  

O Projeto “Já sei ler” e a prevenção de comportamentos violentos na escola

Os alunos das turmas do 2.º ano de escolaridade, participam no desenvolvimento da ação educativa “Já sei ler”, que integra o Projeto “Leituras em Família”. A dinamização da iniciativa, este ano letivo, foi associada ao projeto de intervenção “Uma turma sem Bullying, uma turma sem violência”, que promove a ação concertada da equipa das Bibliotecas escolares e o grupo de trabalho do projeto de Mediação escolar e Psicologia do Agrupamento. Os alunos das turmas do 2.º ano de escolaridade das Escolas Básicas de Bela Vista e de Montezelo, durante os 1.º e 2.º períodos, efetuaram a leitura das obras “Encontrei-te”, de Devon Holzwarah, “Mili, a sereia do lago”, de Lucy Fleming, "Invisível" de Tom Percival e "Azul", de Britta Teckentrup, tendo efetuado atividades relacionadas com a importância dos comportamentos assertivos, no sentido de serem evitadas, no contexto de grupos de interação social, a solidão e a dissolução de laços de equilíbrio relacional.