
Ações educativas. Educação Pré-Escolar. 1º Ciclo
Ano letivo de 2024 / 2025
Miúdos a Votos
O projeto Miúdos a Votos é uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares, implementada em parceria com a revista Visão Júnior. O projeto, dirigido aos alunos do Ensino Básico e Secundário, promove a escolha de livros do agrado dos alunos, através da realização de campanhas eleitorais e de votações, em si semelhantes, no seu funcionamento, às eleições que regularmente favorecem a escolha, no nosso país, dos representantes políticos do povo português. O objetivo do projeto é promover o espírito de cidadania democrática e o interesse pela leitura. As Escolas Básicas da Bela Vista e de Montezelo, aceitaram participar no projeto, tendo sido selecionados, por parte dos alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade, durante o 1.º período, um conjunto de livros, cujos autores e títulos foram propostos aos responsáveis pela organização do projeto, a nível nacional. Em dezembro de 2024, foram divulgadas, por ciclo de ensino, as listas dos livros preferidos dos alunos participantes no projeto. A partir de janeiro de 2025, nas escolas da Bela Vista e Montezelo, os alunos das turmas que aceitaram participar no projeto, constituíram grupos de trabalho, escolhendo elementos de cada um dos grupos de trabalho, um livro a ser proposto para votação. No dia 10 de março, decorreram nas referidas escolas as campanhas eleitorais relativas aos livros selecionados pelas equipas de alunos das turmas dos 3.º e 4.º anos de escolaridade. As sessões de sensibilização foram especialmente animadas, pelo facto de os grupos de trabalho constituídos terem apresentado os seus livros preferidos com empenho e criatividade, no sentido de esclarecerem os colegas acerca dos seus conteúdos e dos motivos da sua qualidade literária. No dia 12 de março, decorreram as eleições. Os alunos do 1.º ciclo das mencionadas escolas, acorreram às urnas de voto instaladas nas Bibliotecas escolares, de modo a participarem, com espírito cívico, na escolha dos livros por si considerados dignos de eleição. Os títulos dos livros mais votados foram enviados para os responsáveis pelo projeto, de modo que os resultados nacionais sejam apresentados às escolas do país, no mês de junho.
Na Escola Básica / Jardim de Infância de Bela Vista, os resultados foram os seguintes: 1.º lugar: “O Beijo da Palavrinha” de Mia Couto; 2.º lugar: “O Lápis Mágico de Malala” de Malala Yousafzai.
Na Escola Básica / Jardim de Infância de Montezelo, os resultados foram os seguintes: 1.º lugar: “A que sabe a Lua?” de Michael Grejniec; 2.º lugar: “A girafa que comia estrelas” de Eduardo Agualusa; 3.º lugar: “Se os bichos se vestissem como gente” de Luísa Ducla Soares; 4.º “O Cuquedo” de Clara Cunha; 4.º “Coelho vs Macaco” de Jamie Smart; 6.º “O monstro das cores” de Anna Llenas; 7.º “Trincas, o monstro dos livros” de Emma Yarlett; 8.º “Porque é que os animais não conduzem” de Pedro Seromenho; 9.º “Não abras este livro, nunca” de Andy Lee; 10.º “O beijo da palavrinha” de Mia Couto; 11.º “A maior flor do mundo” de José Saramago.
Apresentamos dois vídeos elaborados por alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade da Escola Básica da Bela Vista, na campanha eleitoral, bem como duas imagens da campanha eleitoral realizada na Escola Básica de Montezelo.
Link de acesso ao vídeo "O beijo da palavrinha": https://vimeo.com/1065548064
Link de acesso ao vídeo "O lápis mágico de Malala": https://vimeo.com/1065583537


Concurso Concelhio de Leitura nas Escolas Básicas do 1.º ciclo
Durante os meses de janeiro, fevereiro e março, decorreu nas escolas do 1.º ciclo do Agrupamento, o Concurso concelhio de leitura, fase escolar. Os alunos que aceitaram participar na iniciativa, começaram por escolher, de acordo com as suas preferências, livros a serem trabalhados segundo as orientações do regulamento. Os alunos, depois de lerem as obras, selecionaram 3 a 6 objetos relacionados com os conteúdos das obras escolhidas e fotografaram os conjuntos formados pelos livros e objetos, de modo a formarem padrões com significado estético e comunicacional. Redigiram também textos argumentativos, de modo a justificarem a relação por si estabelecida entre as obras e os objetos.
No dia da final, que ocorreu no dia 7 de março, durante o turno da manhã, os elementos da equipa das Bibliotecas escolares das escolas da Educação Pré-Escolar e do 1.º ciclo do Agrupamento, professores Carlos Polónia, Luísa Melo e Mariana Serdoura, enquanto elementos do júri, deslocaram-se às escolas de Alvarinha, de Montezelo e de Bela Vista, no sentido de ouvirem os alunos apurados para a final escolar do 1.º ciclo do Concurso de leitura, 7 alunos do 3.º ano de escolaridade e 14 alunos do 4.º ano de escolaridade. Por unanimidade, foi apurada para a final concelhia do Concurso de leitura, a aluna Rita Vieira da turma 4.ºA, da Escola Básica de Alvarinha.
Apresentamos a imagem que serviu de base à apresentação da aluna Rita Vieira.

O “Planeta Limpo – Água Limpa” de Filipe Pinto, no Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara
O Departamento de Educação Pré-Escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico e as Bibliotecas escolares do Agrupamento, promoveram, em parceria com a Editora Betweien, a apresentação, no dia 19 de fevereiro, nas escolas básicas e jardins de infância de Montezelo, Bela Vista, Santa Eulália e Alvarinha, da obra da autoria de Filipe Pinto, intitulada “O Planeta Limpo – Água Limpa”. A decisão de convidar o autor e a atriz Hélia Martins para apresentarem a obra no Agrupamento, foi tomada no sentido de complementar com a referida ação educativa, as dinâmicas de trabalho em curso nas turmas da Educação Pré-Escolar e do 1.º ciclo, referentes ao tema comum de formação cívica adotado no início do ano letivo: Proteger o Planeta Terra. A obra apresentada aborda o ciclo da água, alertando os leitores para a importância da preservação da qualidade da água, de modo a ser garantida a vida em todos os continentes do planeta Terra.
Educação para a Paz na Escola de Montezelo
Durante a semana de 27 a 31 de janeiro, a Escola Básica / Jardim de Infância de Montezelo, realizou atividades educativas relacionadas com o tema da Paz, no âmbito da implementação do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz. A educadora Luísa Melo, enquanto elemento da equipa das Bibliotecas escolares, envolveu os alunos das turmas da Educação Pré-Escolar e do 1.º ciclo da escola, em atividades de exploração da obra “Paz na Terra” de Smriti Halls e David Litchfield. Neste âmbito, os alunos redigiram textos criativos e ilustrações alusivos ao tema abordado. De igual modo, foi efetuado um painel de grandes dimensões representando uma pomba da Paz, tendo este sido pintado por alunos das turmas dos 1.º e 2.º anos de escolaridade da escola.
Por iniciativa da professora Mónica Ribeiro, os alunos da turma 1.ºD, pesquisaram e selecionaram frases alusivas à Paz, proferidas por personalidades cujas vidas foram devotadas à sua defesa. Partindo das frases por si escolhidas, os alunos elaboraram ilustrações no sentido de exprimirem as suas ideias e sentimentos acerca da importância da Paz e do entendimento entre as pessoas e os povos.
Edição Já sei ler de Natal!
O projeto Já sei ler foi concebido no sentido de favorecer, em concordância com as famílias dos alunos, a criação de hábitos de leitura. Durante o 1.º período de atividades letivas, foram levadas a efeito, nas turmas do 1.º ciclo do Ensino Básico, dinâmicas educativas ligadas à leitura e à compreensão da obra de John Townsend, intitulada “As Crónicas de Natal”. A partir da leitura de um conjunto de crónicas selecionadas da referida obra, os alunos tiveram a oportunidade de realizarem jogos didáticos ligados aos conteúdos dos textos lidos, de exprimirem as suas ideias e sentimentos referentes ao Natal e de conversarem acerca das suas preferências de leitura.


Alunos da Escola da Bela Vista participam na iniciativa “O Cinema está à tua espera”
No início do ano letivo, o Plano Nacional de Cinema lançou a iniciativa “O cinema está à tua espera”, no sentido de proporcionar aos alunos do Ensino Básico e Secundário, a possibilidade de participarem em sessões de cinema levadas a efeito em auditórios ligados à Cinemateca Portuguesa.
A Escola Básica da Bela Vista aceitou participar na referida iniciativa, tendo sido agendada uma sessão de cinema de animação para o dia 17 de dezembro, que ocorreu no Auditório Ilídio Pinho da Escola das Artes da Universidade Católica do Porto. Na referida sessão de cinema, participaram todos os alunos do Ensino Básico da Escola Básica da Bela Vista, que se deslocaram ao referido auditório, acompanhados pelas suas docentes titulares de turma e por assistentes operacionais da escola. Os participantes na iniciativa tiveram oportunidade de ver os seguintes filmes:
“Estória do gato e da lua” de Pedro Serrazina
“Fuligem” de Vasco Sá e David Doutel.
“História trágica com final feliz” de Regina Pessoa,
“Ice Merchants” de João Gonzalez (o filme foi a primeira curta-metragem de animação portuguesa a ser premiada no Festival de Cinema de Cannes, em 2022, tendo sido nomeado para o Óscar 2023, na categoria de melhor Curta-Metragem de Animação).
“O peculiar crime do estranho senhor Jacinto” de Bruno Caetano.
“Os olhos do farol” de Pedro Serrazina.
A iniciativa foi um sucesso sob o ponto de vista da formação artística e cívica dos alunos. A participação numa apresentação de cinema em contexto de auditório com condições de excelência técnica tornou a iniciativa um motivo de agrado e de deslumbramento para todos os que aceitaram deslocar-se à Escola das Artes da Universidade Católica do Porto.

Miúdos a Votos
Durante o 1.º período de atividades letivas, a nível nacional, os alunos participantes no Projeto Miúdos a Votos, enviaram para a organização da referida iniciativa, sugestões de livros por si selecionados como obras de qualidade literária passíveis de serem levadas em consideração na elaboração dos livros mais fixes, editados em Portugal, para os alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico. As Escolas Básicas da Bela Vista e de Montezelo, aceitaram participar na iniciativa. A organização do projeto divulgou a lista de livros selecionados a nível nacional. A campanha eleitoral decorrerá nas escolas que aceitaram dinamizar o projeto, entre janeiro e março de 2025.
Alunos do 3.º ano da EB! Da Bela Vista celebram o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com reflexão e criatividade
No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, as turmas do 3.º ano, em articulação com a docente da Educação Especial da Escola EB1 da Bela Vista, realizaram um trabalho educativo e inspirador. No dia 3 de dezembro, os alunos participaram em atividades que visaram promover a inclusão e a consciencialização sobre as diferentes limitações, com um foco especial nas barreiras que estas pessoas com deficiência enfrentam no seu dia a dia.
O ponto central das atividades foi a audição da história “Uma Lição de Amor”, de Carmen Garcia. A narrativa, que aborda temas como a empatia, a superação e o poder da amizade, sensibilizou os alunos para as dificuldades e os desafios enfrentados por pessoas com deficiência, especialmente no que diz respeito à integração social e ao respeito pelas suas capacidades e direitos.
Após a audição da história, os alunos participaram numa reflexão sobre o conceito de deficiência, onde discutiram como as pessoas com diferentes tipos de limitações (sejam físicas, sensoriais ou cognitivas) podem ser incluídas de maneira justa e igualitária na sociedade. A reflexão abordou também o papel que cada um de nós pode desempenhar para garantir que essas pessoas tenham as mesmas oportunidades, direitos e respeito, independentemente das suas dificuldades.
Como parte do projeto, os alunos criaram um cartaz coletivo para sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância de promover a inclusão e de respeitar a diversidade. O cartaz, recheado de cores vibrantes e mensagens positivas, destaca a importância do respeito, da empatia e do cuidado com todos, independentemente das suas limitações.
O trabalho desenvolvido pelas turmas do 3.º ano não só celebrou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, mas também serviu como um importante momento de reflexão e aprendizagem sobre a importância da inclusão, do respeito das diferenças e da criação de uma sociedade mais justa e solidária. Os alunos foram encorajados a levar para a sua vida a mensagem de que todos têm um valor único e que, juntos, podemos construir um mundo mais inclusivo para todos.
Texto da autoria das Professoras Ana Paula Pinto, Eugénia Fonseca e Olga Martins.

“CINANIMA vai às escolas” no Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara
A organização da 48.ª edição do CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho promoveu, entre 8 e 22 de novembro de 2024, o programa educativo “CINANIMA vai às Escolas”. O nosso Agrupamento, tal como tem sucedido nos últimos anos letivos, aceitou participar na iniciativa, envolvendo na sua implementação todos os alunos da Educação Pré-Escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico. No referido período, os alunos participaram em sessões de apresentação de filmes de animação (1 programa para a Educação Pré-Escolar e 2 programas para o 1.º ciclo do Ensino Básico, no total de 31 filmes), que decorreram em contexto de sala de aula e nos espaços das Bibliotecas escolares das Escolas de Montezelo e da Bela Vista.
A Biblioteca e a comemoração do dia de São Martinho nas Escolas Básicas / Jardins de Infância de Bela Vista e Montezelo
No dia 8 de novembro, dia em que se comemora o falecimento de São Martinho, a Escola Básica / Jardim de Infância de Bela Vista, tal como tem sucedido todos os anos, tomou a iniciativa de comemorar a festa de São Martinho. As(os) docentes e assistentes operacionais da escola, organizaram um magusto no qual participaram todos os seus alunos que, em convívio, ao ar livre, comeram tal como é tradição no nosso país, castanhas assadas. Um grupo de alunos da turma 4.ºC, orientados pelo professor Raul Alves, animou a escola com música e canções. A animação decorreu inicialmente durante o magusto. Depois de os alunos das turmas terem regressado às suas salas de aula para retomarem as atividades letivas, os alunos da turma 4.ºC fizeram um circuito musical por todos os espaços de aula e também pela Biblioteca, comunicando aos alunos e docentes aí presentes, musicalidade e alegria em homenagem a São Martinho.
No dia 11 de novembro, as docentes e assistentes operacionais da Escola Básica / Jardim de Infância de Montezelo, proporcionaram aos alunos da escola atividades diversificadas, destinadas a contribuírem para a comemoração do dia de São Martinho, segundo as tradições concelhias. A Associação de Pais colocou ao dispor da escola um assador de castanhas, no sentido de ser preparado, com a qualidade necessária, o repasto de todos os que aceitaram participar no lanche de acordo com a tradição. Enquanto decorria a preparação das castanhas, na sala de aula, os alunos elaboraram cones de papel coloridos, destinados a servirem de recipientes para o consumo das castanhas assadas. De igual modo, a educadora Luísa Melo, elemento da equipa da Biblioteca, contou aos alunos das turmas da Educação Pré-Escolar e do 1.º ciclo a história de São Martinho, santo da Igreja. Assim que soou a campainha anunciando o intervalo, os alunos da escola juntaram-se para comerem, com satisfação, as castanhas assadas e beberem sumo. Num espaço amplo ao ar livre do recinto da escola, mesmo à moda antiga, foi feita uma fogueira, junto à qual se recriaram tradições de São Martinho. Os alunos correram, saltaram e cantaram, criando um ambiente de convívio e grande alegria.
Saúde oral para Todos
Projeto de Educação para a Higiene Oral no Agrupamento
A equipa de trabalho do ACES Gondomar – UCC Inovar realizou um conjunto de ações formativas nas escolas de Educação Pré-Escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico do Agrupamento, de modo a tornar possível a sensibilização dos alunos para a saúde alimentar e a higiene oral. As referidas ações de sensibilização foram implementadas pela enfermeira Luísa Lima durante o mês de outubro de 2024, de acordo com a seguinte calendarização:
Escola Básica de Alvarinha: dia 03 de outubro de 2024
Turmas do 1.º ciclo do Ensino Básico: 1.ºA, 2.ºA, 3.ºA e 4.ºA.
Jardins de Infância de Santa Bárbara e de Santa Eulália: dias 10 de outubro de 2024
Turmas da Educação Pré-Escolar: turmas 0.ºA (Jardim de Infância de Santa Bárbara) 0.ºG, 0.ºH e 0.ºI (Jardim de infância de Santa Eulália).
Escola Básica / Jardim de Infância de Bela Vista: dia 11 de outubro de 2024
Turmas da Educação Pré-Escolar: 0.ºB e 0.ºC
Turmas do 1.º ciclo do Ensino Básico: 1.ºB, 1.ºC, 2.ºB, 2.ºC, 3.ºB, 3.ºC, 4.ºB, 4.ºC.
Escola Básica / Jardim de Infância de Montezelo: dia 17 de outubro de 2024
Turmas da Educação Pré-Escolar: turmas 0.ºD, 0.ºE e 0.ºF.
Turmas do 1.º ciclo do Ensino Básico: 1.ºD, 2.ºD, 3.ºD, 4.ºD e 4.ºE.

Ana Mafalda Alves apresenta a sua obra "Baile de Luzes" na Escola Básica / Jardim de Infância de Montezelo
O "Baile de Luzes" é uma obra da autoria de Ana Mafalda Alves, que nos conta a história de amor entre Luzia e Lúcio, dois pirilampos que se enamoram no vale do rio Febros. De modo a divulgar a sua obra, a autora aceitou o convite que lhe foi dirigido pelas docentes da Escola Básica / Jardim de Infância de Montezelo, no sentido de aí realizar, no dia 2 de outubro de 2024, um conjunto de apresentações dirigidas aos alunos da Educação Pré-Escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico. Na manhã do referido dia 2 de outubro, a autora apresentou a todos os alunos da escola a sua obra, tendo narrado, partindo de um PowerPoint com as ilustrações realizadas por Manuel Mouta Faria, o desenrolar das peripécias que envolveram a história de amor de Luzia e Lúcio. De igual modo, a autora dialogou com os alunos acerca da vida dos pirilampos no seu meio ambiente, tendo-lhe apresentado vídeos relacionados com tal realidade. Ana Mafalda Alves faz parte integrante da equipa de trabalho do Parque Biológico de Gaia, que disponibiliza ao público, em junho, uma atividade noturna de exploração da Natureza, no sentido de tornar possível o contacto com os pirilampos que luzem durante as noites de verão.
Ano letivo de 2023 / 2024
A Biblioteca e os Media: “A vida e a obra de Hans Christian Andersen”
A atividade “A Biblioteca e os Media” tem por objetivo promover a literacia mediática como instrumento de ação pedagógica capaz de garantir o gosto pela leitura, sendo dirigida aos alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico. Para o presente ano letivo, foi escolhido domínio temático: “A vida e obra de Hans Christian Andersen”. Os alunos que participaram na atividade, tomaram conhecimento do modo como podem aceder a informações relevantes acerca de Hans Christian Andersen na Internet, no sentido de conhecerem, com rigor, aspetos fundamentais da sua vida e da projeção da sua obra na atualidade. Na sequência da atividade, os alunos tiveram a oportunidade de ler e compreender o conto de Hans Christian Andersen, intitulado “A Polegarzinha”. Apresentamos um conjunto de ilustrações efetuadas por alunos da turma 4.ºC da Escola Básica de Montezelo relacionadas com as personagens do conto “A Polegarzinha”.
Semana da Leitura: Leituras ao Telefone
Durante a semana de 18 a 22 de março, decorreu nos jardins de infância e escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico do Agrupamento, a ação educativa “Semana da Leitura: Leituras ao Telefone”, durante a qual os pais e encarregados de educação dos alunos da Educação Pré-Escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico, tiveram a oportunidade de estabelecer contacto telefónico com os estabelecimentos educativos do Agrupamento, nos dias e horas divulgados pelos responsáveis pela iniciativa, no sentido de ouvirem leituras efetuadas pelos seus educandos, relacionadas com a comemoração dos 50 anos da revolução de 25 de abril de 1974.
No dia 19 de março, das 14h às 17h, a ação educativa decorreu a nível concelhio, no sentido de todos aqueles que demonstraram interesse em participar no seu desenvolvimento, tivessem a oportunidade de efetuar telefonemas para as escolas envolvidas no projeto, tendo por referência o conjunto de números de telefone divulgados no site da Câmara Municipal de Gondomar, através de um cartaz.
.jpg)
Miúdos a Votos em movimento
Nas Escolas Básicas de Bela Vista e de Montezelo, o projeto “Miúdos a Votos” alcançou a etapa final do seu desenvolvimento. No dia 6 de março, decorreram nas referidas escolas as campanhas eleitorais relativas aos livros selecionados pelas equipas de alunos das turmas dos 3.º e 4.º anos de escolaridade. As campanhas eleitorais foram especialmente animadas, pelo facto de os grupos de trabalho constituídos, terem apresentado os seus livros preferidos com empenho e criatividade, no sentido de esclarecerem os colegas acerca dos seus conteúdos.
Nos dias 11 e 12 de março, foram efetuadas as votações, de acordo com as regras estabelecidas no regulamento do projeto. Os alunos das mencionadas escolas acorreram às urnas de voto instaladas nas Bibliotecas escolares, com espírito cívico, de modo a participarem na escolha dos livros por si considerados dignos de eleição. Na Escola Básica de Bela Vista, os resultados foram os seguintes: 1.º lugar: “As Aventuras de Pinóquio” de Carlo Collodi; 2.º lugar: “O Tesouro” de Manuel António Pina; 3.º lugar: “O Principezinho” de Antoine de Sant-Exupéry. Na Escola Básica de Montezelo, os resultados foram os seguintes: 1.º lugar: “O Tubarão na Banheira” de David Machado; 2.º lugar: “Não abras este livro nunca” de Andy Lee; 3.º lugar: “O Tesouro” de Manuel António Pina; 4.º lugar: “O Principezinho” de Antoine de Saint-Exupéry; 5.º lugar: “O Lápis mágico de Malala” de Malala Yousafzai.

