Os pequenos jornalistas de Santa Bárbara visitam a redação do jornal “Público”
- bibliotecafanzeres

- 15 de nov. de 2025
- 2 min de leitura
Desde o ano letivo de 2024/2025, o jornal escolar mochila.com.net é editado online na Plataforma TRUE, em resultado da parceria estabelecida pelo Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara com o jornal “Público”, no âmbito do projeto “Público na escola”.
No início do presente ano letivo, os docentes responsáveis pela dinamização da equipa redatorial do jornal mochila.com.net, tomaram a decisão de solicitar ao jornal “Público” a realização de uma visita de estudo à sua redação, na cidade do Porto, no sentido de ser favorecido o conhecimento, por parte dos alunos participantes, da realidade da prática do jornalismo. Tal solicitação foi aceite por parte dos responsáveis pela dinâmica de interação entre o “Público” e as escolas. A visita de estudo foi agendada para o dia 12 de novembro de 2025.
Para além do grupo de alunos das turmas 7.º B e 9.º A, que integram a equipa redatorial do jornal mochila.com.net, os docentes responsáveis pela sua dinamização decidiram convidar um grupo mais abrangente de alunos da turma 7.º B, tendo em atenção o seu interesse pelo mundo da prática jornalística. Constituiu-se assim um grupo de 16 alunos com disponibilidade para visitarem, com motivação e vontade de saber, a redação do jornal “Público”.
No dia 12 de novembro, por volta das 9 horas, o grupo partiu da Escola Básica de Santa Bárbara, usufruindo de uma camioneta colocada ao seu dispor pela Direção do Agrupamento. Depois de uma rápida viagem até à Boavista, cerca das 10 horas, teve início a visita de estudo à redação do “Público”. A jornalista Andreia Azevedo Soares orientou os elementos do grupo de visitantes num périplo pela redação do jornal onde exerce funções profissionais. A guia da visita deu a conhecer, tanto aos alunos como aos docentes, os espaços de trabalho da redação, proporcionando a todos oportunidades de diálogo com os jornalistas aí presentes. Durante a visita, os alunos aceitaram dialogar com jornalistas especializados em domínios da ação jornalística como a Sociedade, o Desporto, a Cultura e o Ambiente, domínio de especialidade da jornalista Andreia Azevedo Soares. De igual modo, conheceram técnicas e procedimentos de edição do jornal “Público”.
O interesse manifestado pelos alunos, relativamente ao mundo do jornalismo, contribuiu para que, através do diálogo, os jornalistas que aceitaram esclarecer as suas dúvidas e perplexidades, os elucidassem acerca das questões éticas que pautam a sua ação, tendo sido destacados os princípios de respeito pela verdade e pela liberdade de informação. Deste modo, tornou-se clara a importância da ação do jornalismo na construção da sociedade democrática em que vivemos, na qual o conhecimento da realidade se assume como um elemento-chave para a consolidação da identidade pessoal e social de cada um de nós.




Comentários